Drops do mercado | Setembro 2020

Recentemente foi feito um estudo pelo Grupo Consumoteca, no qual indicava que 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram algumas pequenas reformas e decorações em suas casas neste período de distanciamento social.

Inclusive, no mês de junho foi feito um drops aqui no blog abordando este mesmo assunto após um estudo feito sobre a nova tendência na quarentena nas vendas de materiais de construções.

Mas o que será que os consumidores estão comentando hoje nas redes sociais sobre seus desejos e planos em reformar suas casas?

Análise inicial

Foi analisado o termo reformas e decoração no período de data de julho até setembro.

Gráfico: Publicações ao tempo do Radar Stilingue
Gráfico 1: Publicações ao tempo do Radar Stilingue

No gráfico acima, é possível notar que no fim de julho houve já um aumento nas publicações, subindo 34% o volume de menções no mês de agosto, enquanto que no mês de maio caiu em 20% a importância do termo.

Falando sobre o público, grande parte das publicações foram feitas por mulheres (68%), seguida dos homens (26%) e por fim organizações (6%), onde 68% dessas estavam no Twitter.

Os comentários possuem maior teor positivo, 45%, do que negativo, 22%.

O que estão publicando?

Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Período: 01/07 a 11/09
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Através dos termos correlacionados conseguimos observar que casa é o termo mais comentado junto aos tópicos de reformas e decoração, em seguida temos o quarto como segunda opção dos publicadores. Dentro desses tópicos parte do público comenta sobre ter projetos já prontos.

Dos cômodos da casa, vemos que banheiro, cozinha e sala também foram mencionados. A parede também foi levada em consideração, para uns como única parte viável de reforma no momento e para outros como inicio de planejamento geral. Outro item que também faz parte são as plantas.

Por fim, tem uma parte das pessoas que se aventuram a dar dicas de como decorar seu lar gastando pouco, de forma rápida e sozinho. Já o Pinterest foi indicado como referência para ideias modernas e confortáveis, até mesmo há pessoas que afirmaram ter feito pequenas reformas por influência do aplicativo.

Algumas marcas foram notadas durante a análise focando nos temas , reformas e decoração, como Magazine Luiza, Americanas, Camicado e Leroy Merlin.

Considerações

Para estar sempre por dentro das necessidades e desejos do público, é essencial utilizar o social listening como estratégia de negócio.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

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