Drops do mercado | Julho 2020

Com a chegada do isolamento social a vida caseira passa a ganhar bastante importância e junto com esse momento a rotina de limpeza da casa, a famosa faxina vira rotina para os brasileiros.

Dado esse momento os brasileiros passam a compartilhar os momentos nas redes sociais e a partir do tema conseguimos identificar que a preocupação de fato perdura durante todo a quarentena.

Com os dados a seguir podemos entender melhor esse cenário na vida do brasileiros.

Ao analisar o termo de limpeza ou faxina vemos que há um salto a partir da segunda metade de março sendo.

O mês de março cresceu quase 70% comparado com fevereiro e desde o início do isolamento social março representou um quarto do total das publicações.

Ainda como é de se esperar o tema é mais predominante entre as mulheres, desde março quase 69% das publicações são delas contra 30% dos homens.

Além da tendência sobre limpeza doméstica aumentar também podemos relacionar com os itens essenciais que são os eletrodoméstico, sendo o aspirador de pó um grande aliado desse momento, somente nas semana de 30 de março a 5 de abril, a venda online mais que triplicou, segundo a GFK, instituto de pesquisa.

O crescimento também foi visto através dos dados na Stilingue, em abril o volume de publicações foi 26% maior que março.

Mas qual a relação dos consumidores com o aspirador de pó?

Nos termos já conseguimos identificar qual o modelo mais publicado, que é o aspirador vertical quando é possível notar a relação afetiva com o produto.

Publicações coletadas no War-Room Stilingue

Mas também encontramos o combo perfeito para a limpeza juntamente com o mop.

Publicações coletadas no War-Room Stilingue

No entanto para alguns eletrodoméstico não substitui os itens mais tradicionais da casa dos brasileiros, como a vassoura e o pano de chão

Publicações coletadas no War-Room Stilingue

Por fim o principal canal é o Twitter, concentrando 79% das publicações com Youtube em segundo lugar com 8% sendo que os principais publicadores são mulheres que compartilham dicas de limpeza em seus perfis pessoais.

Considerações

Através das publicações é possível identificar ações promocionais, como anunciar um kit limpeza, o aspirado juntamente com o mop, por exemplo.

Considerar que o tempo ganho ao realizar a faxina é essencial, portanto, itens práticos para realizar a limpeza é a saída para atrair clientes.

E por fim temos perfis de mulheres publicando dicas de limpeza caseira, podendo ser grande influenciadoras para indicar o melhor aspirador de pó.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.