A OLX é a plataforma responsável por reinventar o modelo de consumo no Brasil. Ela dá autonomia aos seus usuários, assim eles podem comprar, vender, trocar, arrumar um emprego ou oferecer serviços com liberdade de negociação.
Hoje, ela conta com 58 milhões de usuários por mês e gera impacto social e ambiental positivos. Por exemplo, ao dar uma nova utilização aos objetos, menos 6 milhões de toneladas de monóxido de carbono são jogados na atmosfera. E por ser gratuita, os vendedores podem se conectar com seus futuros clientes de forma mais fácil e democrática.
Pelo histórico da OLX com a STILINGUE e a excelência no trabalho realizado junto ao Social Listening, chamamos a Paula Zequetti, gerente de Brand & Content para contar na Confrar.IA como surfar as tendências das redes sociais e do digital de forma efetiva e elevar o diálogo entre marcas e consumidores. Confira o resumo do que rolou:
Aproveitando assuntos do momento com o Social Listening
Através de uma análise feita por meio da STILINGUE, foi possível verificar a importância das postagens que tratavam sobre as funcionalidades da OLX, porém a forma como esse conteúdo é trabalhado é essencial para o engajamento. As postagens mais engajadas e efetivas são as feitas com os assuntos do momento, os trends do momento.
Um exemplo disso,foi uma que utilizou o seriado Round 6, da Netflix, como gancho e resultou em uma taxa de interação 410% acima do padrão. Porém como saber o que engaja bem com o seu público? Estas séries e programas de televisão fazem parte de um fluxo enorme de informação que muda a todo momento, sendo muito difícil monitorar tudo. Por isso ter uma estratégia de social listening é fundamental para não deixar escapar uma boa oportunidade e a OLX faz isso por meio da STILINGUE, gerando cases de sucesso.
Case Desapega com Fiuk : Entendendo o momento para surfar a onda
Na final do BBB, programa de grande audiência da televisão, um dos participantes – o Fiuk, comentou que estava sem dinheiro e precisou vender alguns pertences na pandemia, como carro, guitarra, computador e alguns instrumentos de trabalho.
Essa fala teve grande repercussão, foram feitos vários posts relacionados nas redes sociais e apareceu na mídia de massa também. E acabou conectando-se ao posicionamento da marca da OLX, tanto pelo fato dele se desapegar das coisas, vendendo-as, quanto pelo fato de se reinventar.
Para desenvolver a ação, além de trabalhar a fala do artista e o posicionamento da OLX com um tom bem-humorado, foram necessários 3 passos:
Passo 01: monitoramento.
Através do Social Listening, fizeram uma análise para entender o que estava sendo comentado, pois mais importante do que ser rápido, é saber o contexto e qual é o tipo de sentimento das pessoas em relação ao ocorrido.
Os posts foram dos mais variados. Notaram também que o próprio público relacionou a frase do cantor com a OLX, sem precisar de gatilho algum da empresa.
Ao aparecer na mídia, ficou confirmado de que uma possível parceria de ambos, abrangeria um vasto público de forma orgânica, então passaram para a próxima etapa.
Passo 02: Teste.
Para acabar com as dúvidas, se seria uma boa esta parceria, a OLX lançou um post de forma indireta, perguntando se alguém conhecia algum famoso anunciando suas coisas para ver a reação das pessoas.
No mesmo instante, a mensagem foi repostada diversas vezes e obteve muitas replies, a grande maioria mencionava o Fiuk. Com esse cenário favorável, partiram para a próxima etapa.
Passo 03: Fechamento com o filho do Fábio Junior.
Por mais que tenha sido uma grande quantidade de dados coletados, esta ação foi rápida. No terceiro dia, o contrato já estava assinado e o conteúdo pronto para ser lançado, tanto nas redes sociais de ambos quanto em perfis de alto impacto, como o “@perrengue_chique”.
Tudo isso graças às análises feitas utilizando a STILINGUE.
Foi feita uma ação de 2 dias, mesclando as redes sociais Tik Tok, Twitter, Instagram e Facebook. No primeiro dia, começaram o assunto e deram um contexto para toda a ação realizada. Essa abertura é de extrema importância, pois tem alguns seguidores que não estavam acompanhando a movimentação, então foi preciso iniciar essa conversa entre os perfis utilizados.
O segundo dia foi iniciado com um post do Fiuk procurando sua guitarra que ele tinha vendido recentemente, e aproveitaram o lançamento de sua música nova para criar conteúdo.
Depois passaram para dicas educativas de como usar a plataforma, já que ele havia vendido seus pertences, ensinando maneiras de fazer o mesmo. Finalizaram com o artista encontrando a guitarra e agradecendo à OLX.
Resultados da ação
O resultado foi mais de 9 milhões de pessoas alcançadas e mais de 750 mil pessoas engajadas (entre curtidas, compartilhamentos e comentários), considerando todos os participantes da ação.
Vale ressaltar a importância dos perfis de alto impacto, que foram responsáveis por 59% de todo o alcance e o próprio Fiuk que trouxe 48% do total de interações.
Contudo, teve um percentual ainda mais relevante para a marca: mais de 90% de sentimento positivo dentro da ação em geral e 98% de sentimento positivo dentro das interações da ação.
Para saber mais sobre esse case e sobre como a OLX trabalha as estratégias de Social Listening, confira a palestra completa da Paula, clicando aqui.