Confira como a Renner conseguiu mapear a concorrência e potencializar suas estratégias de conteúdo até desenvolvimento de nova categoria
As lojas Renner é uma das principais e mais tradicionais redes de varejo do país. Fundada em 1965, no Rio Grande do Sul, ela atua majoritariamente no setor fashion e é parte do Grupo Renner composto pela marca e pelas lojas Camicado, Ashua e YouCom, todas com lojas físicas e canais de venda digitais.
No digital, a Renner possui mais de 8,2 milhões de seguidores no Instagram, 9,9 milhões de fãs no Facebook e 129 mil seguidores no Twitter. Além disso, a marca está presente no Youtube com 175 mil inscritos no canal, no Pinterest com 375 mil seguidores, e ainda tem um canal de relacionamento no Whatsapp.
Com tantas pessoas dentro da comunidade, conversando sobre diversos assuntos, nos mais variados canais, é necessário estar atento a tudo que é mencionado sobre a marca e mais do que isso: ficar sabendo de tudo que acontece no mercado, por meio de benchmarking constante da concorrência, de marcas inspiradoras e de creators relacionados.
Pensando em facilitar e trazer mais dados, gráficos e insights a essas análises comparativas, foi desenvolvido o STILINGUE Benchmarks – uma ferramenta que auxilia a monitorar, analisar, entender e estar à frente de seus concorrentes nas redes sociais.
E foi utilizando o Benchmarks que a Renner conseguiu verificar o que a concorrência está falando nas redes sociais, quais formatos estão usando, o que melhor performa, qual campanha eles fizeram em determinado período e o que mais trouxe seguidores e resultados.
“Temos uma célula dentro do Marketing que gera toda semana o radar da concorrência. Entra bastante a parte de PDV, saldos, ofertas, vitrine… E eu percebi que faltava uma parte de monitoramento com as análises das redes sociais, exemplo: no mesmo período quais são temas e termos que estão pegando dentro da Riachuelo e da C&A” conta Elaine Nunes, especialista de Inteligência de Marketing da Renner.
Com Benchmarks, a marca conseguiu visualizar exatamente o conteúdo que melhor performou dentro os concorrentes e analisar a qualidade das interações, qual tema que atraiu mais seguidores, o impacto das campanhas nos indicadores.
“Os highlights que vocês trazem na ferramenta e o filtro de datas foram muito importantes para facilitar a nossa análise da concorrência, afinal não acompanhamos toda hora” comenta Elaine.
Os insights e dados, identificados via Inteligência Artificial, no Benchmarks além de suportar as estratégias de Marketing – incluindo Conteúdo, Mídia e Inteligência – também fornecem insumos para as equipes de Customer Experience e de Marca e Modelagem.
Mas, o relatório feito pelo time de Inteligência reverbera em outros departamentos e abre espaço para o time de Produtos, por exemplo, pensar no desenvolvimento de novos segmentos dentro da marca. “Nós vimos que a C&A estava bombando nas redes sociais por causa da linha pet e a gente trouxe isso para o time de Produtos que avaliou se valia a pena incluir ou não a linha pet na Renner” finaliza a especialista.
Quer saber outros casos de uso do STILINGUE Benchmarks, clique aqui.
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