Parece que o áudio ainda é (ou voltou a ser) o formato queridinho dos brasileiros com o crescimento dos podcasts.
A mídia, que sempre soou única, permanece como tal, mas aos poucos, vem mudando e passando por evoluções, acompanhando o mercado, e sendo uma transmissora de informações relevante para assuntos em destaque.
A principal razão para o crescimento dos podcasts nesta época de pandemia é a procura por meios alternativos de se manter informado e entretido sem depender de uma tela, segundo Associação Brasileira de Podcasters (Abpod).
Análise
Nos últimos 365 dias, a maior parte dos comentários sobre podcasts em ambiente digital foram feitos por homens (62%)
Buscando entender mais sobre o porquê do engajamento desse público, é possível notar a predominância de produtores de conteúdos do sexo masculino, como o dono do Flow Podcast, Monark.
Os termos e narrativas mais frequentes revela alinhamento com o mercado de games, com “Nintendo” e “Nintendo Switch”, e também com o mercado musical, com “Funk” e “BPM”
Evolução do Tempo
Na análise geral, vimos que o assunto oscila mas com períodos de picos, como por exemplo os meses de Setembro de 2020, onde chegou a ter pico com 7.668 de publicações sobre o assunto, Janeiro de 2021 com 7.327 publicações.
No dia 14/09/2020, data do maior número de publicações sobre Podcast dentro de um ano, um dos termos relacionados é Eduardo Bolsonaro onde as pessoas estavam falando sobre sua participação no Flow Podcast.
Já em fevereiro de 2021, o assunto da vez, que rendeu uma alta em relação ao termo podcast, se deu por conta das citações ao aplicativo ClubHouse que tinha acabado de conquistar os brasileiros, sendo comparado como um aplicativo de Podcasts ao vivo.
Pautas sobre Podcast
No gráfico de termos relacionados grandes marcas estão em evidência como, por exemplo o Spotify, Deezer e CNN Brasil que são plataformas transmissoras de podcasts e Xbox, Amazon e Nintendo que são marcas frequentemente que estão presentes dentro de pautas dos podcasts.
Considerações finais
O Podcast é uma mídia que está crescendo e sendo procurada por grandes marcas, e um ótimo recurso para marcas investirem com publicidade e conseguirem direcionar o público a ser atingido.
Por exemplo, os podcasts possuem a menor barreira de entrada em termos financeiros dentro do universo de mídia. Na comparação com produções em vídeo, por exemplo, o criador de conteúdo de Podcast gasta consideravelmente menos, o que atrai ainda mais as marcas a utilizarem desse recurso para alcançar e/ou atrair consumidores com gastos mínimos mas efetivos.
Além disso, o podcast é uma veiculação midiática onde é possível abordar assuntos de diversos interesses e públicos e que pode ser acessado por diversas plataformas diferentes, popularizando a chegada desses assuntos em um simples play.