Drops do mercado | Julho 2020
A consultoria Bain identificou três tendencias que define o momento que a população está enfrentando diante da pandemia e uma delas é o ponto da população estar focada na saúde e bem-estar.
O bem-estar está bastante relacionado a alimentação, que segundo a consultoria Bain, os alimentos frescos foram os grandes cobiçados durante a quarentena.
Portanto para entender o o universo das publicações sobre o contexto procuramos investigar o varejo que comercializa os produtos, como os hortifrútis e varejistas relacionados.
Como os estabelecimentos que vendem produtos alimentares são considerados serviços essenciais eles estavam autorizados a funcionarem durante o isolamento social, portanto, foi um dos motivos do elevado número de publicações em meados de março.
De qualquer forma o volume de publicações durante os bimestres de maio e junho apresentaram mais publicações, uma média de 71% maior que o primeiro bimestre do ano.
Adicionalmente, também identificamos um aumento na publicações dos varejistas sobre as ofertas e novas maneiras de funcionamento, como a a oferta da opção de delivery como veremos a seguir.
Os canais a seguir são os meios que mais publicam:
O Twitter é o principal canal onde acontecem as conversas, em segundo lugar, o Facebook e o Instagram.
Os perfis que publicam estão bem equilibrados, porém mulheres saem na frente com 50% das publicações, os homens com 43% e por últimos as organizações com 7%.
Mas o que estão publicando?
Conforme havia comentado o método compra através do delivery surge com uma opção para os consumidores.
E é possível ver como é um benefício para os consumidores
E ainda a preocupação com a saúde é visto através das publicações, ao se preocuparem com a qualidade do alimento que estão comprando.
Além da conveniência do estabelecimento estar próximo de casa seja um fator relevante para frequentar.
Por fim como vemos um aumento na demanda pelo tipo de alimento, alguns consumidores enfrentam dificuldade para selecionar os itens, portanto, fornecer informações durante a compra facilitaria o momento.
Por último quando analisamos o contexto apenas das marcas, ou seja, dos varejistas conseguimos capturar:
- Tendencia dos dias que são mais que mais ofertam os produtos, como terça e quarta feira.
- O estabelecimento, além de ofertas verduras e legumes, também oferece serviço de açougue e padaria.
As principais marcas publicadoras são:
Considerações
Portanto vemos oportunidades para as marcas se aproximarem dos consumidores através de:
- Abertura de novas lojas oferecendo opções próximo as residencias
- Criar comunicação no ponto de venda ensinando como selecionar o produto e também os benefícios de consumir o mesmo.
- E por último as marcas estarem por dentro do movimento dos consumidores os auxiliam no calendário de comunicações para assim impactar o cliente no momento adequado.