Drops do mercado | Julho 2020
Com a chegada da pandemia as vendas online passaram a ganhar bastante espaço no mercado brasileiro
Podemos ver o crescimento através do movimento Compre&Confie, que informou que o e-commerce brasileiro faturou R$9,4 bilhões em abril, apresentando aumento de 81% contra o mesmo período do ano passado.
Dado ao ganho de importância podemos cruzar o acontecimento através das citações nas mídias sociais
Dessa forma ao analisar os termos de compra e retire observamos que há uma recorrência nas publicações. Mas quando comparamos os dois primeiros meses do isolamento social (março e abril) tivemos 4% mais publicações do que os meses seguintes (maio e junho).
Assim como o início do isolamento social apresentou 14% mais publicações do que os dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro).
Canais
Primeiramente o canal Reclame Aqui com maior número de publicações, seguido do Facebook, Instagram e Twitter.
Quando analisamos o Reclame Aqui nos últimos quatro meses, março foi o período que mais concentrou problemas (41%), quando teve o início do isolamento social.
O que estão comentando?
Um dos motivos para a escolha do compre e retire é a ausência de frete, porém não ocorre em todos os casos.
Outro benefício é o a conveniência ao recebe o produto em poucas horas ou dias e a facilidade de retirar o produto, no entanto, através das publicações encontramos as dúvidas e falta de informação da compra.
Sob o mesmo ponto de vista, com a abertura dos estabelecimentos a população demostra rapidez em comprar no site ou via Whatsapp e retirar no local.
Além dos relatos compartilhados sobre a experiência de compra surgem as marcas de grandes varejistas, Mercado Livre, Casas Bahia, Ponto Frio, Americanas.com e Magazine Luiza.
Considerações
- Ao oferecer o serviço de compre e retire é importante oferecer a notificação do produto;
- Canais de atendimento disponíveis para eventuais problemas e dúvidas da compra;
- Transparência na oferta do serviço;
- Implementação de um sistema integrado entre as lojas físicas e online, omnichannel.