Drops do mercado | Junho 2020
No dia 18 de junho tivemos a volta do futebol brasileiro, após mais de três meses de paralisação. O campeonato carioca foi o pioneiro entre os principais campeonatos a retomar as atividades.
Quando avaliamos o futebol nos últimos dias podemos ver que a retomada do campeonato foi o que aqueceu as redes sociais nos últimos dias.
O pico das publicações ocorreu primeiramente quando tivemos a manifestações das torcidas de futebol no dia 31 de maio e a segunda foi anunciada a volta e do campeonato carioca.
Nos últimos 30 dias foram mais de 600 mil publicações, o Twitter em primeiro lugar com 69%, Facebook 27%, Youtube e Instagram com 2% cada.
Os homens são predominantes diante do tema com 76% das publicações e a mulher com apenas 20% e as organizações completando com 4%.
O sentimento, em linhas gerais ganha mais pelo lado negativo com 31% contra 25% positivo já que o Brasil está ao meio da pandemia e o jogo ocorreu perto de um campo de futebol que está abrigando um hospital para os casos de COVID-19.
Quais foram as narrativas que envolveram o futebol nos últimos 30 dias?
O time Flamengo sem dúvida é o time em destaque e depois o Bangu que foram os que se enfrentaram no jogo de volta.
Também tomou conta as publicações sobre a Medida Provisória aprovada pelo presidente, que altera as transmissões dos jogos dos veículos.
A Globo, emissora, é mencionada já que pode sofrer com a nova medida pois concentra as transmissões dos jogos.
E não foi possível encontrar comentários relevantes sobre o jogo já que ele não foi transmitido para os torcedores.
Será que veremos o meio digital crescendo?
Quando analisamos o termo transmissão dos jogos de futebol podemos encontrar a internet que passa a ser uma alternativa juntamente com as plataformas como o Youtube que poderão transmitir aos jogos.
Podemos entender que a internet poderá ganhar mais espaço com a Medida Provisória, além das lives de shows de diversas bandas de música que ganharam espaço durante todo o período de isolamento.
Considerações: As mudanças nas transmissões podem impactar como os torcedores assistirão aos jogos a partir do momento que teremos a retoma total dos jogos.