Drops do mercado | Junho 2020
Segundo a Ideal Consulting o consumo de vinho aumentou cerca de 15% no Brasil entre 2016 e 2018, e ainda segundo o Google as pesquisa por vinho aumentaram 22% desde o início do isolamento social.
O que o STILINGUE monitorou das conversas que envolvem o vinho durante o isolamento social?
O gráfico acima reporta o interesse pelo vinho durante o período, apresentando um crescimento de 60% em abril contra o mês de março e expressando uma queda em maio quando comparamos com abril, de 27%.
Ainda assim, o mês de maio suporta um volume maior que março, por volta de 20%.
Vinho branco x tinto
Como podemos ver no gráfico os termos fazem menções aos ingredientes que consideram o vinho como parte da receitas que são compartilhadas nas redes sociais o que acaba gerando mais volume de publicações , com 62% de importância.
Durante o período também conseguimos monitorar que o termo “como cozinhar” cresceu 27% em abril comparado com março o que pode ter contribuído para o volume de menções do tipo de vinho branco.
Já o vinho tinto com 38% de importância no volume publicado, aparece mais entorno das ocasiões de consumo, como a hora de jantar e o que acompanha com a bebida, o queijo por exemplo.
E diante da proximidade com a data, já podemos observar publicações envolvendo o Dia dos Namorados onde temos lojas indicando sorteio e promoções para o dia.
Considerações: Ao observar o aumento no volume das publicações em termos quantitativos podemos entender que a categoria ganhou relevância mas aprofundar nas conversas que ocorrem nas mídias sociais nos leva a entender a diferença no envolvimento do consumidor com cada tipo de vinho.