Drops do mercado | Julho 2020

A Verizon comunicou que houve um aumento impressionante de 75% no uso de videogames, além disso a Steam empresa de software também relatou um recorde de 20 milhões de jogadores logados na plataforma.

E devido a essa oportunidade no mundo dos games, decidimos analisar o que os internautas estavam falando sobre a compra de games nas redes sociais.

Gráfico 1: Termos no tempo do Radar STILINGUE games
Gráfico 1: Termos no tempo do Radar STILINGUE

Nota-se que o termo não sofreu uma oscilação na volumetria, entre início de março até início de junho, porém obteve dois grandes picos de publicações: no dia 18 de junho e 19 de junho voltado para o lançamento do jogo The Last Of Us Part II.

Os comentários divergem entre a vontade comprar logo a continuação do jogo, grande parte também comentou sobre as lives de gamers do lançamento, enquanto alguns postaram sobre o alto preço de venda.

Onde estão falando?

Gráfico 2:  Representatividade na internet do Radar STILINGUE games
Gráfico 2: Representatividade na internet do Radar STILINGUE

Segundo o gráfico acima, 70% do publicadores utilizaram o twitter para comentar sobre seus desejos sobre a compra de jogos, em seguida nos comentários do Facebook com 11% e em terceiro com 9% foi comentários em artigos.

Gráfico 3: Distribuição por gênero e dispositivo do Radar STILINGUE games
Gráfico 3: Distribuição por gênero e dispositivo do Radar STILINGUE

Sobre o gênero dos internautas, 70% é do gênero masculino, em seguida do feminino com 30%. Enquanto os dispositivos usados, o celular / tablet dispara com 78% e em seguida o uso dos computadores com 22%.

Gráfico 4: Termos relacionados do Radar STILINGUE games
Gráfico 4: Termos relacionados do Radar STILINGUE

Além do termo “jogo” estar em grande destaque, as palavras que acompanham são diversas. O jogo “The Last Of Us” foi bastante comentado, assim como os consoles X Box e Play Station.

Algumas pessoas publicaram não possuir dinheiro suficiente para comprar esses jogos, enquanto outros recorreram a mãe ou ao pai para ajuda financeiramente na compra. O desejo da compra é bastante aparente entre as publicações.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE games
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Em relação ao termo “Steam“, os jogadores comentam sobre o preço estarem mais acessíveis em comparação a outras lojas e sobre as promoções dentro da plataforma.

O tema “gameplay” também ficou aparante entre os termos. Muitos elogios a esse método foram encontrados nas redes, o público até comentou ficar horas vendo pessoas jogando online e apesar de criticas ao jogo, o gameplay vira até um incentivo para a compra.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Considerações

A escolha de lives por gamers pode ser uma estratégia de bastante visibilidade para a marca e para o produto lançado, sendo assim fundamental o uso do monitoramento para acompanhar a repercussão nas redes sociais. Além das narrativas sobre as expectativas de preço, história e resolução de jogo que os compradores e possíveis compradores estão comentando.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

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