O desenvolvimento das redes sociais tornou o cotidiano de empresas e consumidores mais complexo. O grande volume de dados produzidos e compartilhados a cada minuto exige que ambos saibam filtrar aquelas que vão servir para a melhor tomada de decisão.

Seja para buscar promoções, ver os últimos lançamentos da sua marca preferida ou acompanhar a repercussão após o lançamento de um novo produto ou serviço, as redes sociais são estratégicas para consumidores de todas as faixas etárias. 

Dados da Emarsys de 2019 apontam que 42% da população mundial (ou 3,2 bilhões de pessoas) utilizam diariamente ao menos uma rede social. E o tempo médio de uso por dia é de 2 horas e 22 minutos, segundo a  Globalwebindex. Ou seja: nenhuma empresa pode abrir mão de tamanha audiência e tempo de contato direto com potenciais clientes.

Por isso, as empresas precisam aproveitar esse recurso para identificar quais são as principais necessidades e insatisfações do seu público a fim de criar produtos e serviços que realmente os atendam, oferecendo um atendimento personalizado e rápido. Para otimizar o uso que o seu negócio faz das redes sociais, confira quais serão as principais tendências nessa área em 2022!

Tendências de consumo

A nova geração de consumidores se mostra cada vez mais preocupada com o bem-estar do planeta. E isso tem impactos diretos sobre a forma e os produtos que ela consome: elas buscam empresas que desenvolvam políticas socioambientais condizentes com as necessidades do planeta.

De acordo com um relatório publicado pelo Instagram, 23% dos jovens entrevistados pretendem comprar em lojas de segunda mão em 2022 e 24% desejam contribuir para um mercado de consumo cada vez mais sustentável – através da venda de bens através de lojas virtuais ou das redes sociais. 

Por isso, as empresas precisam seguir investindo nos inflencers digitais, pois estas figuras podem fazer a conexão com as necessiddades desse público e ajudar a criar novas formas de vender no mundo digital.

Alimentação

Na área da alimentação, os jovens têm demonstrado que adoram experimentar na cozinha, com novas receitas e ingredientes. Alguns dos assuntos mais comentados em 2021 segundo o relatório do Instagram foram comida vegana, gastronomia molecular e novas formas de encontrar ingredientes – tendência que deve se manter em 2022

A saúde mental tem conquistado cada vez mais espaço no debate público, inclusive nas redes sociais. A busca por aplicativos, vídeos e conteúdos de exercícios físicos, meditação guiada e atividades criativas relacionadas à arte devem seguir em alta nestas redes.

Games

O mercado dos games foi um dos que mais cresceram em todo o mundo nos últimos anos e essa tendência segue em alta em 2022. O distanciamento social provocado pela Covid-19 impulsionou ainda mais esse segmento, já que as pessoas (sobretudo os jovens) encontraram nos games online um modo de se divertirem e manter o contato com amigos mesmo nessas condições desafiadoras.

Isso explica porque 40% dos entrevistados pelo Instagram desejam ver mais tendências de jogos em 2022. As empresas podem pensar em recursos lúdicos em seus e-commerces para engajar mais esse público e se destacar em relação aos concorrentes – por exemplo: oferecer um game e os que apresentarem o melhor desempenho ganham a promoção em alguns produtos.

Início da jornada de compra

Outra tendência para 2022 é que as redes sociais se fortaleçam como o primeiro ponto de contato entre a marca e os consumidores. É através delas que eles buscam, descobrem, compartilham e compram diversos produtos e serviços. 

As empresas precisam se adaptar a esse comportamento e buscar ser visíveis especialmente onde os clientes passam mais tempo. Em 2022, a vitrine principal das empresas e o canal por onde elas vão construir um relacionamento mais genuíno com eles deve ser nas redes sociais. 

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