Drops de mercado | Julho 2020
Na recente pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, as vendas de livros tiveram um aumento durante a quarentena.
A pesquisa relata um crescimento de 31% entre os dias 18 de maio a 14 de junho comparado com o mesmo período do mês anterior.
Dessa a forma utilizando a STILINGUE monitoramos o que as pessoas estão comentando sobre o desejo de comprar livros.
Através do gráfico podemos notar que a partir de março identificamos um crescimento no interesse por livro.
Desde janeiro temos mais de 200 mil publicações sobre o desejo e desde o início do ano,
Desde o início do ano, junho foi o mês com mais publicações, representando 26% do total e apresentando uma crescimento de 37% no volume de publicações contra o mês de maio.
Onde estão publicando?
Como demonstra os gráficos, o Twitter é o canal mais importante para escutar o que estão desejando no contexto de livros, seguido do Facebook e Instagram.
Quem está comentando?
As mulheres são as que mais publicam sobre o interesse em livros e os homens representam uma pequena parcela.
Desta forma ao planejar uma peça de comunicação sobre vendas de livros é importante analisar público com mais compartibilidade com o contexto, através deste artigo você encontra mais informações.
O que estão falando?
Para análise dos termos consideramos os meses durante a pandemia, desde março até junho.
O termo livro é evidentemente o maior, mas podemos ver o interesse na compra do livro através dos termos “quarentena”, “eu só queria” e “quero comprar”.
O que podemos ver através dos termos?
Quarentena
Nem sempre o que foi planejado no inicio da pandemia foi cumprido, muitos relatam que tinham uma lista de atividades para realizarem como ler livros, porem a seguir vemos que a realidade é outra
Quero comprar
O desejo de compra vem muitas vezes acompanhado da ansiedade de comprar mais livros sem antes mesmo de ter terminado os atuais, além do mais existe a vontade de possuir livros para decoração da estante .
Juntamente com a questão da estante é possível ver comentários daqueles que já leram o livro no formato digital porém ainda preferem comprar o físico, justamente para ver a capa, que tem sua arte, e decorar o ambiente.
Considerações: Em fim é importante escutar a tendencia atual da relação do leitor com os livros. Os aspectos levantados são relevantes para considerar um possível ativação de campanha e retomar a base de leitores e compradores.