Drops do mercado | Julho 2020
Segundo uma publicação feito na Exame a pesquisa por Air Fryer aumentou significativamente, antes da pandemia, estava em apenas 27 pontos na pesquisa do Google e subiu para 71 em abril e tem se mantido nesse nível.
A partir disso foi feita uma análise dentro da STILINGUE, para identificar o aumento do termo “air fryer” e suas variações nas redes sociais e o desejo de compra durante a pandemia.
No gráfico acima é notável alguns picos na volumetria de publicações, no mês de março para o mês de abril houve um aumento de 46% no desejo de compra por uma Air Fryer, já de abril para maio diminuiu o aumento para 8%, por fim de maio para junho o aumento chegou a 1%, apenas.
Os dois maiores picos de publicações (5 e 6 de julho) se deu devido a criadora de conteúdo sobre educação financeira, @Nathfinancas , que mencionou no twitter que comprou uma Air Fryer, levando a uma comoção na rede social.
Air Fryer nas redes
Das redes sociais que as pessoas mais comentaram sobre a decisão de compra foi no Twitter com 71% das menções, em segundo lugar o Reclame Aqui com 15%, em seguida Facebook e Instagram com 4% e 3% respectivamente.
Fazendo um adendo ao canal Reclame Aqui, houveram algumas reclamações em relação a dificuldade em estorno de valores, em cancelamento de compra sem motivo e produtos com defeito. Algumas empresas como Polishop, Havan e Magazine Luiza foram mencionadas.
Apesar do Reclame Aqui estar em segundo nas redes mais utilizadas, grande parte das publicações tinha conotação neutra (45%) , em segundo positivo (29%) e por fim negativo (26%).
O que os consumidores estão falando?
Dos assuntos que os internautas mais mencionam é relacionado a vontade de comprar a Air Fryer, além de dicas de como preparar alimentos e dicas de receitas, como por exemplo batata frita e pão de queijo. Por outro lado, há comentários voltados para o preço do produto em questão.
Considerações
Por fim, vale ressaltar o quão necessário é monitorar a saúde da sua marca nas redes sociais. Como por exemplo o que seu público e possível público estão falando sobre seus produtos, seja algo a melhorar como funcionalidade ou serviço, ou elogios e desejos de compra, podendo partir disso uma oportunidade.