Drops do mercado | Janeiro 2021
Nos últimos 4 meses, dois grandes lançamentos de celulares repercutiram muito nas redes sociais chegando até aos Trending Topic’s do Twitter, que foram o Iphone 12 da Apple e o Galaxy S21 da Samsung.
Apple
No gráfico abaixo, é possível notar dois picos de publicações, um no dia 13 de outubro, onde os internautas comentaram sobre o Iphone 12 e o outro no dia 14 de janeiro, onde comentaram sobre o Galaxy S21.
Apesar disso, é notável que os celulares ainda tiveram uma diferença na relevância do lançamento. No caso da Apple, do dia 12 para o dia 13 de outubro o volume de menções aumentou em 1160%.
Quando comparado a primeira quinzena e a segunda quinzena de outubro, nota-se que após o lançamento do produto, a Apple subiu 2 pontos positivamente e 2 pontos negativamente. Por fim, após o lançamento a média diária de post subiu 6 pontos.
Focando no dia do lançamento, vários termos tiveram uma grande aceleração, como por exemplo “carregador” e “fone“, onde o público comentou sobre o fato do novo celular ser vendido sem o carregador e fone de ouvido, onde 49% dessas publicações foram negativas.
Além disso, o público também compartilhou a vontade de comprar ou trocar o celular anterior pelo Iphone 12.
Samsung
A princípio, a Samsung tinha uma média diária de publicações bem equilibrado, entretanto no dia do lançamento o volume subiu em 430%, em comparação ao dia anterior.
Inclusive, do dia 13 para o dia 14, o sentimento negativo das publicações no dia do lançamento diminuiu 2 pontos, o positivo subiu 1.
Os consumidores seguiram elogiando a qualidade das fotos dos celulares da Samsung, além disso no dia do lançamento outro tópico que foi bastante falado positivamente foi a participação da banda de k-pop BTS no evento da marca.
Da mesma forma que os consumidores elogiaram o evento e o design do Galaxy S21, dois tópicos as marcas e seus lançamentos tiveram relação negativamente: a falta do carregador na venda do celular e o preço do produto.
Considerações
O social listening permite que a marca monitore o antes, durante e depois o evento. Ou seja, entender como os consumidores estavam reagindo ao evento e como os possíveis consumidores estavam opinando sobre a marca ou sobre os concorrentes. Além de acompanhar e identificar alguma oportunidade de interação com os internautas.