Drops do mercado | Dezembro 2020
Segundo um estudo feito pelo Google no meio da pandemia, 49% das pessoas compraram ou aumentaram o interesse em comprar dispositivos eletrônicos como celulares, notebooks, computadores e tablets.
Ou seja, com o interesse dos internautas em comprar dispositivos móveis, através das publicações nas redes sociais foi identificado o crescimento das menções sobre celulares.
Monitorando as menções no últimos 30 dias, é notável um equilíbrio nas menções diárias sobre celulares, apesar de ter um grande pico em novembro devido a Black Friday.
Quando comparado a primeira quinzena com a última quinzena dos 30 dias mapeados, foi identificado um aumento de 4% nas menções, além disso, o pico do dia 27 representou 70% mais menções do que a média diária.
Por fim dos canais mapeados, o Twitter representou 87% das menções, com o Youtube em segundo lugar com 12% e o Facebook com 1%.
Pautas sobre celulares
É possível identificar que a Apple foi bastante citada nos últimos 30 dias, o que leva a relembrar que o seu lançamento no Brasil foi no início do mês de novembro. Assim também, a Samsung também foi uma marca muito mencionada pelos consumidores.
Sobre o Iphone 12, os consumidores compararam as formas de parcelar o novo lançamento como as pessoas divide o pagamento de um carro. Ainda comentaram da pouca durabilidade da bateria do celular – a Xiaomi também recebeu comentários sobre essa funcionalidade – e a quantidade de carregadores que é necessário comprar já que quebra com facilidade.
Já da Samsung, o Galaxy S21 foi responsável por alguns comentários e pelas comparações com a situação de venda do Iphone 12, que seria vendido sem carregador e sem fones de ouvido. Também foi compartilhado experiências negativas com a tela do Galaxy e pedido de indicações de outros dispositivos.
Por fim, quando analisado as publicações sobre preço, os internautas se mostram indignados pelos altos preços dos novos celulares lançados, mencionando que o valor se compara a um notebook, televisão, primeira parcela de carro, etc.
Considerações
O aumento da procura e do interesse pela categoria do produto pode ser uma oportunidade para as marcas, portanto, é essencial monitorar não só os concorrentes como também os desejos e necessidades do consumidor, para observar os pontos fortes e fracos compartilhados por eles.