Drops do Mercado | Outubro 2020

Segundo um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros das classes A, B e C que possuem celulares já são usuários recorrentes das carteiras digitais.

Partindo disso, decidimos analisar o que as pessoas estavam falando sobre esse segmento de negócio nas redes sociais.

Análise dos dados

Em primeiro lugar, foi pesquisado via social listening o termo carteira digital para uma visualização geral do tema, filtrando pela data dos últimos 4 meses.

Evolução do termo no tempo do Radar STILINGUE
Evolução do termo no tempo do Radar STILINGUE

Como identificado no gráfico acima, do mês de Agosto para Setembro houve um aumento de 8% nas publicações sobre esse tópico, tendo o maior pico de volumetria neste mês. Já de Setembro para Outubro o assunto perdeu um pouco a relevância.

No dia 14 de setembro o pico se deu devido ao lançamento da carteira digital “Bitz” do Banco Bradesco, levando comparações a marcas deste segmento como também com o Iti do Banco Itaú. Até a Cielo apareceu como pauta por ter tido uma alta de 6,5% nas ações após anunciar o fornecimento de serviço para a Bitz.

Narrativas sobre Carteiras Digitais

Dentre os termos, temos algumas marcas deste segmento sendo relevantes entre as conversas sobre carteiras digitais como: Mercado Pago, Nubank, Bitz e Pipay.

Termos correlacionados do Radar STILINGUE

À primeira vista, quando analisamos o que o público fala do termo dinheiro muitos comentam o desaparecimento de dinheiro em suas contas e transferências que deram erro. Partindo disso, os internautas reclamam de serviços para resolução de problemas, comparando assim a diferença entre os concorrentes no suporte dado.

Apesar de ser uma modalidade em alta, alguns publicadores questionaram como funciona e quais os benefícios para os já usuários desta função. Destacando assim a importância em manter o seu consumidor satisfeito com o seu produto para valorizá-lo.

Os próprios consumidores compartilham via redes sociais em conversas os pontos fortes e pontos fracos das carteiras digitais que utilizam, como a que tem o melhor atendimento, a que possui mais funções de uso, a que dá mais problema com transferências e geração de boletos, etc.

As principais marcas que publicam sobre o assunto são:

  • Itaú
  • Assaí Atacadista
  • Banco do Brasil
  • Ticket360
  • Super Muffato
  • Bradesco
  • Motorola Brasil

Por fim, vale ressaltar que o PIX não deixou de ser assunto esta semana, tendo ainda uma relevância quando analisado o mundo financeiro. Há pessoas que digam que quem seguir cobrando taxa dos usuários vai perder lugar no mercado, com a existência do PIX e as carteiras digitais.

Considerações

Vale ressaltar a importância de realizar o monitoramento via social listening da sua marca. Tanto para entender como ela está sendo vista nas redes sociais como ela está sendo comparada com os concorrentes.

Como dito acima, caso o consumidor esteja sendo bem atendido pelos produtos da sua marca e tendo um bom suporte quando precisa, ele pode se tornar brandlover e consequentemente vender a sua marca para possíveis consumidores.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário