Conheça alguns dados da plataforma que está mudando o comportamento da geração Z  – e das outras também.

O TikTok é uma plataforma que está revolucionando a forma que as pessoas consomem conteúdo, se relacionam e compram. No mundo todo, a plataforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. É isso mesmo: 1/7 da população terrestre está na plataforma! E por aqui a proporção é ainda maior, chegando a 45% ou cerca de 74,1 milhões de brasileiros. Não é à toa que o TikTok chama a atenção das marcas, né?

O sucesso do TikTok começou em 2018 quando ganhou popularidade em diversos países e se tornou o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos, ficando disponível em mais de 150 mercados e 75 idiomas – inclusive em Português-BR.Em 2019, o TikTok abriu sua representação aqui no Brasil e em 2020 foi quando a plataforma realmente se popularizou por estas bandas.

Todo esse sucesso não é para menos. Como mencionado anteriormente, o TikTok se posiciona como uma rede de entretenimento, o que diferencia o app das redes sociais que estamos habituados a usar. A principal diferença está no algoritmo, que permite aos usuários mais liberdade de criação e consumo de conteúdos de forma mais dinâmica.

Falando em liberdade criativa, o TikTok está mudando o comportamento das pessoas, isso porque entre os pilares dos conteúdos de sucesso da plataforma estão autenticidade, diversão e relevância – valores que conversam diretamente com a geração Z, que está saturada de conteúdos patrocinados, longos e genéricos desenvolvidos nas demais redes.

As regras por aqui são claras: gerar conversas e conteúdos inclusivos, reais, acessíveis, personalizados. E engana-se quem acha que existe receita de bolo, é preciso estar atento às trends e ao que os consumidores e comunidades têm a dizer antes de sair criando. 

Analisar, dialogar e promover UGCs – User Generated Content – são pontos de partida importantes para as marcas que desejam criar ou aprofundar o relacionamento com sua comunidade no app e isso tudo gera engajamento e brand awareness, tanto na rede quanto fora, afinal, mesmo que você nunca tenha baixado o app, provavelmente já se deparou com algum conteúdo produzido na plataforma. 

Segundo dados do próprio TikTok, 90% dos usuários acreditam na assertividade das indicações feitas na plataforma e de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 42% dos brasileiros presentes na plataforma gostam de utilizá-la para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam. 

Outras informações importantes são: 

35% já compraram produto ou contrataram serviço a partir do TikTok;

43% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém na própria plataforma;

37% já deixaram de comprar um produto ou contratar algum serviço por alguém ter falado mal dele no TikTok. 

O potencial de geração de negócios do TikTok fica  nítido quando analisamos hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt, por exemplo, que chegou a mais de 4,1 bilhões de menções. É muita influência na jornada de compra, né?!

E por falar nisso, o TikTok é o canal para o Marketing de Influência, já que cerca de 70% dos usuários seguem algum influenciador e 82% confiam no que é indicado na rede. Impressionante, né!

O TikTok acredita na Venda, no Marketing e no Atendimento a partir da diversão, da criatividade, da espontaneidade e da troca verdadeira entre usuários e marcas, da descoberta de um novo produto até a conversão que pode acontecer em qualquer momento da jornada do consumidor.

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Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.