Drops do mercado | Setembro 2020
Foi analisado algumas semanas atrás o que aconteceu nas redes sociais após a anúncio da Disney sobre o lançamento da sua plataforma de streaming – Disney Plus – na América Latina.
Esses dias, ocorreu outra grande comoção pelos fãs da Disney que foi o lançamento do filme live-action da Mulan, que teria sido lançando em março deste ano mas devido a pandemia sofreu alguns adiamentos.
Mulan
Com isso, decidimos monitorar a tão famosa “Mulan” nas redes sociais. Os dados foram captados em um filtro de data dos últimos 3 meses.
É possível notar no gráfico abaixo que o termo não teve muita oscilação durante esse tempo, mas sofreu dois picos durante o período analisado:
De acordo com a quantidade de publicações, de Junho para Julho o termo aumentou em 4,5%, já de Julho para Agosto o crescimento foi de 100% nas redes sociais.
O maior pico de publicações, ocorreu no dia 4 de setembro, devido ao tão esperado lançamento do filme, contendo um aumento de 334% na volumetria em comparação com o dia anterior.
O que falaram sobre o lançamento?
Segundo a análise, nota-se que o filme foi bastante falado nas redes durante esses meses – onde mais de 90% dos comentários foram capturados pelo Twitter e feitos em sua maioria por mulheres. Sendo também pauta de blogs e perfis no meio do entretenimento.
A princípio, os comentários foram focados nos personagens, ou seja as expectativas sobre Mulan no filme e a lembrança do Mushu, que não estará presente na live-action.
Quando foca no termo “Brasil”, os brasileiros desabafam o descontentamento e a ansiedade em ter que esperar mais um pouco para assistir, pois a plataforma de streaming ainda não foi lançada no país. Outro ponto dentre as publicações, foram as menções aos críticos, que em sua maioria aprovaram o filme.
Por fim, uma das principais causas do volume de menções, foi a animação do público com o efeito criado no Twitter no dia do lançamento, onde após a curtida em uma publicação mencionando a guerreira, aparecia a customização com o nome da Mulan.
Considerações
O monitoramento em casos de lançamentos é essencial. Para assim, acompanhar o que o público está falando de positivo ou negativo sobre a sua marca, sendo possível gerar insights para novas oportunidades no mercado.