A prática esportiva vem ganhando um cenário cada vez maior no Brasil. Em especial durante a pandemia, a caminhada e corrida vem ganhando novos praticantes — é o que revela uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Sport Track onde foram entrevistados 2 mil brasileiros entre 24 e 26 de Novembro de 2020.

Segundo a pesquisa da Sport Track, 39% desses entrevistados declararam ter começado a praticar algum esporte novo no período da pandemia, com destaque para caminhada com 23% , corrida com 18%  e bicicleta com 10% .

Nessa pesquisa feita via Social Listening da STILINGUE, direcionamos uma busca pelo assunto tênis para a prática de caminhada e corrida e quais marcas os brasileiros costumam se lembrar mais.

Gráfico Evolução no tempo do War-Room STILINGUE

Ao aprofundar nos picos de publicações, observamos que são encontrados  posts de influenciadores ajudando consumidores a encontrar promoções e cupons de desconto em épocas como a Black Friday, além de tentar indicar o melhor tênis para caminhada e corrida para essas pessoas.

O Twitter foi o canal com mais publicações sobre o assunto 78%, seguido de Youtube, Instagram e Facebook.

O que estão falando?

Aprofundando em nossa pesquisa em Termos Relacionados, podemos observar que os praticantes de corrida têm procurado pelas marcas conhecidas do mercado,  com destaque para Nike, Adidas, seguido de Puma, Asics e Olympikus. 

Seguindo essa tendência de marcas, os principais publicadores desses conteúdos são as lojas que vendem esses produtos, como: Centauro, NetShoes, Areião Esportes e Flávio Calçados.


Muitos desses consumidores buscam pelo termo “tênis” seguido da   marca desejada e acabam acompanhando influenciadores que fazem comparativos entre marcas e disponibilizam cupons de desconto para ajudar na decisão de compra — que é o caso do canal de Youtube Tênis Certo, que traz comparações entre modelos e marcas de tênis.

Também temos a Méliuz com ações promocionais oferecendo descontos e cashback para esses consumidores, principalmente em datas comemorativas como Black Friday, Natal e ações próprias como o Cash Day para ganhar até 5x mais cashback nas lojas da Centauro, Nike, Adidas, Netshoes.

Considerações

Por fim, vale entender a importância que o Social Listening tem em possibilitar a geração de insights para entendimento do comportamento do consumidor  e insumos para inovação de produtos com o objetivo de entregar uma melhor experiência para o consumidor. Além disso, o Social Listening é fundamental para observar o comportamento dos compradores com antecedência para que seja possível fazer um planejamento mais estratégico e entender qual é o fator principal para a decisão de compra do cliente.

Para esta análise, utilizamos o Radar da STILINGUE. Se você se interessou e quer mais informações sobre como utilizá-lo para atingir objetivos de negócio da sua marca, entre em contato com nosso time de especialistas em https://stilingue.com.br/ ou com nosso time de Customer Success.

Autor

Lucas Maia é formado em Gestão Comercial. Trabalha com Experiência do Cliente desde 2013. Atualmente está fazendo graduação em Educação Física. Praticante de atividade física em especial a Corrida, já fez algumas Maratonas, apreciador de memes nas horas vagas e curte uma resenha com os amigos nos finais de semana.

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