Drops do mercado | Julho 2020
Um estudo publicado pelo pelo Instituto Mintel informa que a oferta de produtos veganos cresceu 677% no Brasil entre 2014 e 2018 e uma das categorias que mais se destacou foi a de bebidas vegetais.
Dado esse contexto através da STILINGUE podemos monitorar quais são as temáticas.
O gráfico representa as citações que consideram produtos de origem vegetal sendo ela comida ou bebida. No geral não foi identificado uma mudança significativa no volume durante a quarentena.
Porém quando analisamos isoladamente o termo receita, foi possível identificar que no segundo trimestre tivemos um aumento de 41% no volume de menções, influência da população que passa a ficar mais tempo dentro de casa.
Canais
Primeiramente, o principal canal é o Instagram seguido do Twitter , Facebook e Youtube.
Perfis
Bem como as mulheres são mais engajadas, com 53%, os homens aparecem com 36% e por fim as organizações com 11% de importância.
O que estão publicando sobre bebida vegetal?
Finalmente temos os termos analisado do contexto de alimentos e bebidas de origem vegetal o termo “bebida vegetal” que aparece com relevância.
E ao observar os termos relacionados, o produto aparece próximo a ingredientes e receita.
Esse seria um indicativo que o produto é utilizado durante o preparo de alimentos como vemos as publicações a seguir.
Ainda é possível encontrar a associação da bebida vegetal ao leite
Considerações
Ao monitorar as conversas as marcas poderiam considerar os seguintes pontos;
- O público alvo que mais converge com o seu produto,
- Inovação de produto – através das receitas é possível encontrar o envolvimento com o produto,
- Hábitos de consumo – observando em qual parte do dia o produto é mais consumido,
- Produtos substitutos ou complementares.