Drops do mercado | Julho 2020

Um estudo publicado pelo pelo Instituto Mintel informa que a oferta de produtos veganos cresceu 677% no Brasil entre 2014 e 2018 e uma das categorias que mais se destacou foi a de bebidas vegetais.

Dado esse contexto através da STILINGUE podemos monitorar quais são as temáticas.

Gráfico: Publicações no tempo do War-Room STILINGUE | Período: últimos 6 meses

O gráfico representa as citações que consideram produtos de origem vegetal sendo ela comida ou bebida. No geral não foi identificado uma mudança significativa no volume durante a quarentena.

Porém quando analisamos isoladamente o termo receita, foi possível identificar que no segundo trimestre tivemos um aumento de 41% no volume de menções, influência da população que passa a ficar mais tempo dentro de casa.

Canais

Primeiramente, o principal canal é o Instagram seguido do Twitter , Facebook e Youtube.

Perfis

Bem como as mulheres são mais engajadas, com 53%, os homens aparecem com 36% e por fim as organizações com 11% de importância.

O que estão publicando sobre bebida vegetal?

Período: últimos seis meses
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Finalmente temos os termos analisado do contexto de alimentos e bebidas de origem vegetal o termo “bebida vegetal” que aparece com relevância.

E ao observar os termos relacionados, o produto aparece próximo a ingredientes e receita.

Esse seria um indicativo que o produto é utilizado durante o preparo de alimentos como vemos as publicações a seguir.

Ainda é possível encontrar a associação da bebida vegetal ao leite

Considerações

Ao monitorar as conversas as marcas poderiam considerar os seguintes pontos;

  • O público alvo que mais converge com o seu produto,
  • Inovação de produto – através das receitas é possível encontrar o envolvimento com o produto,
  • Hábitos de consumo – observando em qual parte do dia o produto é mais consumido,
  • Produtos substitutos ou complementares.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.