Segundo um estudo feito em parceria pela Fiocruz, , Unicamp e UFMG, no Brasil o aumento no consumo de bebidas alcoólicas foi de 17,6%.

Com a chegada de datas comemorativas como Black Friday, Natal e Ano novo, decidimos acompanhar o que os internautas mencionam sobre as bebidas alcoólicas.

Evolução no tempo do termo no Radar STILINGUE bebidas alcoólicas
Evolução no tempo do termo no Radar STILINGUE

Inicialmente, conseguimos identificar mais de 2 milhões de publicações sobre cerveja e vinho no últimos 3 meses, inclusive de Setembro para Outubro o aumento na relevância desses termos foi de 40%.

Além disso, o canal mais utilizados para compartilhar o desejo de compra sobre essas bebidas foi o Twitter (92%), seguido de Facebook (6%), por fim o Instagram (2%). Em resumo, focando o perfil dos publicadores, quando vemos as publicações sobre vinhos as mulheres lideram com 61% e sobre cervejas elas também lideram, desta vez com 55%.

Bebidas alcoólicas

A princípio, foi analisado ambas as categorias, sendo notado que a cerveja teve 168% de publicações a mais que vinhos. Sendo as marcas publicadores sobre a primeira categoria o Assaí Atacadista, Brahma, Heineken e Dia Supermercado, já sobre a segunda categoria foi a Evino, Wine, Lojas Le Biscuit, Pão de Açúcar

Termos correlacionados no Radar STILINGUE
Termo: cerveja e vinho

Definitivamente, ambos os termos estavam em aceleração nos últimos três meses, apesar da cerveja ter uma volumetria mais alta. Porém, mesmo analisando esse universo de bebidas alcoólicas outros tipos de bebidas foram mencionadas pelos internautas como água, drinks, café e comidas como carne, churrasco e restaurantes

Cerveja

Termos correlacionados no Radar STILINGUE
Termo: cerveja

Um fato interessante foi o compartilhamento de eventos que se tornam gatilhos e alavancam a vontade de comprar ou beber uma cerveja, como ouvir pagode, receber o salário e ver a cerveja gelada em qualquer lugar, seja na televisão ou em mercados.

A preguiça também foi um determinante para não realizar a ação de ir comprar a bebida, assim como a economia.

Por fim, como notado acima e analisado pelas publicações, a saudade de ir aos bares e cervejarias foi bastante comentado assim como os eventos que devido ao distanciamento social diminui drasticamente a sua realização como Happy Hour – algumas pessoas compartilharam como eram os Happy Hours online – com os colegas do trabalho e churrascos aos domingos com amigos e familiares.

Vinho

Termos correlacionados no Radar STILINGUE
Termo: vinho

Já o vinho, as pessoas pediam ajuda e sugestões de vinhos pela falta de conhecimento em vinhos secos ou suaves e tinto ou branco.

Quando identificamos o público que estavam falando de gastronomia, o almoço e o jantar foram termos bem mencionados devido ao uso do vinho em receitas assim como o ato de beber uma taça enquanto cozinha, quase como um ritual.

Em conclusão, a blackfriday foi usada como pedidos de boas promoções para compras de box de vinhos para preencher a adega e a geladeira. Também foi compartilhado nas redes em quais supermercados possuíam promoções de vinho e comentário sobre a felicidade de se deparar com o vinho favorito em promoção nessas lojas.

Considerações

O monitoramento tem uma alta relevância nos últimos tempos, não só de acompanhar dados quantitativos do seu público, mas também identificar o comportamento do consumidor em diferentes categorias de um mesmo universo.

Com a black friday chegando, pode-se identificar com o Social Listening quais os aplicativos de delivery mais usados e os supermercados mais frequentados pelo seu target para parcerias entre as marcas, por exemplo.

Para esta análise, utilizamos o Radar da STILINGUE. Se você se interessou e quer mais informações sobre como utilizá-lo para atingir objetivos de negócio da sua marca, entre em contato com nosso time de especialistas em https://stilingue.com.br/ ou com nosso time de Customer Success.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário