Quando se fala em estratégia de conteúdo, sempre surgem dúvidas como: Qual frequência de postagem? Em quais canais meus clientes estão? O que eles gostariam de consumir? entre outras. E quando o assunto é geração de conteúdo autêntico, relevante e com potencial de viralização, o TikTok é o canal para testes. 

As pessoas se conectam com marcas de uma forma muito diferente no TikTok, o que gera muito engajamento. Isso acontece por causa da maneira como esse conteúdo é entregue, compartilhado e como as pessoas interagem com ele. 

As trends são grandes oportunidades de estreitar laços entre marcas e consumidores. Veja o que já está performando bem entre seus consumidores e entre na onda, pode ser por meio de challenges, danças, dublagens, duetos, entre outros e mais do que participar dessas trends, é possível criar novas trends pautadas no que está acontecendo.

Mas, as trends não são o único caminho para quem deseja iniciar seu perfil na plataforma. Confira algumas dicas para criar conteúdo relevante para a sua marca:

Apresente os bestsellers da sua marca

Por que não divulgar o que é trends dentro do universo da sua marca? Se ele se destaca entre a sua comunidade, provavelmente vai gerar interesse fora. Faça anúncios que despertem interesse e instigue sua base, fortaleça seu pitch comercial mostrando o diferencial competitivo dele e o que o produto/serviço promove, e complete com um CTA arrebatador para gerar FOMO.

Torne clientes satisfeitos em entusiastas da sua marca

Estreite laços com clientes, escute suas histórias, o que motivou a compra e envolva-os nas campanhas, isso ajuda a criar conversas de forma orgânica. Estimule depoimentos, reviews, avaliações e marcações da sua marca.

Behide the scenes

Um dos pontos fortes do TikTok é ensinar as pessoas como as coisas são feitas. Mostre os bastidores da sua marca, o que acontece no dia a dia. Isso passa credibilidade  e proximidade, afinal atrás de todo CNPJ tem pessoas físicas desempenhando trabalhos para fazer determinado produto ou serviço chegar ao consumidor.

Casos de uso

Explore as formas que seu produto ou serviço são utilizados: a que dores eles atendem, quais problemas eles solucionam, como ele é utilizado no dia a dia.

Listas

Listas sempre funcionam. Elas ajudam a tangibilizar seu produto ou serviço em tópicos e também entreter. São os famosos: 5 motivos…, Top 3…, 5 formas de usar…

Tome lado

No TikTok, nem sabonete para bebê é neutro. Publicações que apresentam opiniões geram conversas e é isso que a plataforma quer: promover diálogos e debates.

Ensine algo

Os tutoriais são super bem vindos na plataforma. Utilizando as hashtags certas e uma legenda objetiva e clara, você tem muito mais chance de atingir possíveis clientes a partir dos interesses em comuns, e principalmente aparecer na aba FY (For You) para mais pessoas. 

E tem tutorial de um zilhão de temas, de reformas, culinária a DIY, e muito mais. Alguns vídeos de experiências científicas com refrigerantes, por exemplo, rendem vários views e comentários na plataforma. Outra categoria que entra aqui são os hack e truques que ensinam dicas que facilitam o uso de produtos e serviços no dia a dia.

Pílulas e recortes

Traga os teasers de conteúdos robustos produzidos para outros canais, como podcasts, vídeos do Youtube, lives, etc. Entre as categorias, vídeos de humor sempre estão na frente com cerca de 65% da audiência, seguidos de música (46%), turismo e gastronomia (42% e 41% respectivamente), Saúde (41%) e notícias com 36%, segundo a Forbes.

Perguntas e Respostas

Todo mundo tem algo que quer saber de alguma pessoa, marca, produto, serviço. Que tal abrir uma caixinha de perguntas e gerar conversas ali no seu perfil?! Esse tipo de conteúdo além de fácil gera comentários que podem ser respondidos em vídeos e desencadear uma série de conteúdos para sua marca, sem contar as interações com a sua comunidade.

Vídeos satisfatórios

Você com certeza tem algum tipo de favoritismo por algum tema de vídeo que acalma e traz paz ao cérebro, sabe? Tem gente que gosta de vídeos de skin care, tem gente que gosta de ver cortes criativos de frutas, tem aqueles que gostam de ver objetos sendo organizados, enfim, mil possibilidades. Se esse tipo de conteúdo conversa com a sua marca, tem grandes chances da sua audiência curtir também.

Além de tudo isso, existem outros fatores que ajudam a ampliar o alcance do seu conteúdo, como as hashtags, trilhas sonoras, call to actions agressivos e que prendem a atenção dos usuários. A geração de hashtags deve ser feita com muita atenção pois ela é a síntese do seu produto ou serviço, e é possível visualizar no TikTok quais são as que têm mais engajamento. Já as músicas auxiliam nesse sentido também. A plataforma tem toda uma curadoria que engaja e viraliza músicas, use isso a seu favor. E os CTAs ajudam a gerar expectativa e promover o consumo. 

Ufa! É bastante coisa, né?! Analise o que faz sentido para sua marca e para a sua audiência e se jogue! As oportunidades no TikTok são variadas e tem para todos os gostos e estilos, basta descobrir o que combina com a sua marca.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.