Mesmo que você ainda não saiba disso, você é um gerador de insights.
Já pensou que para cada decisão cotidiana, por mais simples que seja, os dados que foram armazenados na sua cabeça durante a vida são consultados, combinados e interpretados?
Sua escolha em sair mais cedo de casa porque está chovendo parece simples demais pra ser um insight, mas é um exemplo perfeito. Você sabe quais são as rotas até o destino, a previsão de quanto a chuva vai durar, os pontos de alagamento e a importância de comparecer ao compromisso pontualmente. Com isso, segue o caminho ou muda de rota.
É uma intuição natural, vem de dentro. Quanto mais envolvido em encontrar a resposta, mais curioso e analítico você se torna: busca diversas fontes, observa de diferentes ângulos, dá zoom na situação e decide com base nas suas descobertas.
Ao chegar no trabalho depois de enfrentar a chuva com sucesso, as próximas decisões parecem mais complexas. Por vezes, o insight é apenas o começo da missão e, em outras, ele é a resposta final. Mas, em todas as situações, você precisa recriar esse momento de clareza em outros indivíduos, sempre munido de evidências, hipóteses e conclusões. É aí que o seu modo Insight Teller é ativado.
Os profissionais Insight Tellers são pilares que unem duas principais competências: a primeira consiste nas boas conclusões que surgem dos dados e a segunda está na habilidade em conduzir e despertar esses insights em outras pessoas.
Para isso, não é necessário apenas que se cerque de boas práticas e referências, mas também é preciso que você se sinta parte disso.
Bem-vindo ao movimento Insight Tellers! Estamos juntos construindo um espaço seguro para você, o profissional do agora.