Drops do mercado | Junho 2020

Segundo uma pesquisa feita pela ANR (Associação Nacional dos Restaurantes) em conjunto com a Galunion, apontou que 35% dos bares e restaurantes com mais de uma unidade já fecharam lojas permanentemente e 15% dos estabelecimentos afirmam que não conseguirão manter os seus negócios.

Devido a essa informação decidimos analisar o que as pessoas estão falando sobre a reabertura do comércio durante a pandemia e quais são os estabelecimentos mais comentados.

Gráfico 1: evolução no tempo do Radar STILINGUE reabertura do comércio
Gráfico 1: evolução no tempo do Radar STILINGUE

No gráfico acima é possível notar analisando o termo “reabertura” , que entre o mês de abril e o mês de maio houve um crescimento de 37% na volumetria , mesmo com o mês de junho não finalizado o volume de publicações sobre esse assunto cresceu 24% em relação ao mês anterior.

Onde estão falando?

A rede responsável pela maioria das publicações do tema foi o Twitter (49%) , em seguida o Facebook (24%) e por fim comentários no Facebook (19%).

Gráfico 2: Distribuição por canais do Radar STILINGUE reabertura do comércio
Gráfico 2: Distribuição por canais do Radar STILINGUE

Sentimento x Gênero

Gráfico 3: Distribuição por sentimento e gênero do Radar STILINGUE reabertura do comércio
Gráfico 3: Distribuição por sentimento e gênero do Radar STILINGUE

Dos publicadores, mais da metade é do gênero masculino (51%), em segundo está o gênero feminino (26%) e por último organizações (23%).

Além disso, em relação ao sentimento do publicadores em relação ao termo, a maior parte está como neutro com 41%, em seguida negativo com 34% e por último positivo com 25%.

Tópicos relacionados

Dos tópicos relacionados foi possível visualizar alguns estabelecimentos como: bares, restaurantes e salões de beleza. Também foi comentado pelos internautas as restrições, segurança, economia e a menção a cidade de São Paulo.

Gráfico 4: Termos relacionados do Radar STILINGUE reabertura do comércio
Gráfico 4: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Período: 01/03 a 29/06
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Reabertura do comércio

Os internautas comentam a reabertura dos restaurantes e bares que com o adiamento divulgado no dia de hoje, prejudica os estabelecimentos que planejaram a guarda de alimentos, deixando assim o público preocupado com essas empresas e o seu prejuízo.

Apesar disso, algumas cidades já divulgaram a reabertura da economia para o fim desse mês ou início de julho, além da divulgação dos setores que vão reabrir. Deixando assim, alguns trabalhadores preocupados com sua saúde devido a aglomeração em seu ambiente de trabalho como nos transportes públicos.

Considerações

As opiniões dos internautas divergem, porém há um grande sentimento em comum: a grande preocupação pela economia brasileira e pela saúde dos trabalhadores que voltariam a trabalhar presencialmente. É importante que as empresas sigam as restrições divulgadas a risca, prezando assim pela vida dos funcionários, pois logo o Brasil retomará 100% do seu comércio.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário