Drops do mercado | Junho 2020

Segundo dados da ‘semexe’, houve uma maior busca por bicicletas, principalmente de mountain bikes e elétricas. A plataforma teve 223% de crescimento nos últimos três meses. 

No dia 3 de Junho é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta, partindo disso decidimos analisar o que as pessoas estão falando sobre esse tipo de mobilidade e qual o impacto durante a pandemia e pós-pandemia.

Gráfico 01: Termos no tempo do Radar STILINGUE bicicleta
Gráfico 01: Termos no tempo do Radar STILINGUE

O gráfico acima mostra a oscilação do termo de janeiro a junho, em relação a volumetria houve um crescimento de 20% de fevereiro para março, já de março para abril um aumento de 17% em publicações, por fim de abril para maio houve uma diminuição de 23% no volume de postagens do termo “bicicleta”.

Dia Mundial da Bicicleta

O crescimento do dia 2 para o dia 3 foi de 29% , compilando lembranças dos publicadores com seus familiares, o desejo de voltar a rotina de andar de bicicleta, como forma de lazer e também como exercício físico.

Gráfico 02: Distribuição por gênero do Radar STILINGUE bicicleta
Gráfico 02: Distribuição por gênero do Radar STILINGUE

Dentre os gêneros, a maioria que fala sobre esse assunto são mulheres com 54%, seguindo de homens com 45% e organizações com apenas 1%.

Benefícios

Gráfico 03: Termos relacionados do Radar STILINGUE bicicleta
Gráfico 03: Termos relacionados do Radar STILINGUE

Em busca do termo bicicleta junto a palavra benefícios, é possível identificar palavras como lazer, corpo , meio ambiente e saúde.

Pessoas comentam que além de proporcionar benefícios a saúde física, o uso da bicicleta é benéfico para a sociedade, economia e ambiente, além da saúde mental também.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE bi
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Incetivo

Há aquelas pessoas que estão incentivando o uso e a compra de bicicletas, justamente como solução para o cenário pós-crise.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Dúvidas

Publicadores também comentam suas vontades de comprar esse meio de transporte, mas que acha que tem um preço elevado e não tem o conhecimento do melhor custo-benefício.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Considerações

Esse setor de negócio tem a tendência de crescer pós pandemia, podendo ser uma oportunidade para as empresas que vendem e alugam bikes. Vale ressaltar também a importância de parcerias com essas empresas de vendas e alugueis para deixar acessível para consumidores e possíveis consumidores.

Além também de acompanhar o que essas pessoas estão falando, para saber os desejos, dúvidas e preocupações desses publicadores.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.