Drops do mercado | Julho 2020

Hoje em dia diante do isolamento social muitas empresas estão adotando a experiência virtual sem que os clientes saiam de casa.

Ainda, mesmo com a volta da atividade comercial de diversos estabelecimentos e serviços, o método pode perdurar até que a população esteja livre da infecção do coronavírus.

Diante desse cenário, através das mídias sociais, podemos entender o que está sendo compartilhado com o público.

Publicações ao tempo do War-Room STILINGUE

Através do gráfico podemos acompanhar o aumento das publicações sobre as experienciais virtuais.

Primeiramente, o salto que tivemos foi durante abril, como resultado o mês apresentou crescimento de 109% contra março.

Em segundo lugar, maio também teve crescimento de 18%, mas em junho apresentou uma pequena queda de 5%, contra o mês anterior, apresentando uma estabilidade na tendência.

Quais canais?

O principal canal é o Facebook mas o Twitter sai logo em segundo lugar dividindo assim as primeiras posições já o Instagram e o Youtube apresentam menor importância.

O Facebook é um dos principais canais que as organizações publicam, seguido dos homens e por fim as mulheres.

O que as organizações estão publicando?

Período: 01/mar a 19/jul
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

A partir dos termos acima podemos identificar alguns setores que estão usando a experiência para se conectar com o seu consumidor e o setor imobiliário é um deles, onde vemos o anuncio para conhecer os cômodos da casa, por exemplo.

Por outro lado temos a comunicação dos eventos corporativos como é o caso da Abap Globais, que é uma empresa apoiadora do evento de publicidade da Ampro (Associação de Marketing Promocional).

Ainda temos a preocupação dos bancos e varejistas em informar que estão trabalhando da melhor forma para que o cliente tenha melhor experiencia digital possível diante de seus serviços, além de encontrarmos montadoras comunicando que o cliente poderá conhecer os automóveis de casa.

E por último o tour que aparece dentre as publicações sobre visitação de museus e exposição de artes.

Principais empresas publicadoras

Considerações

A partir das publicações sobre a experiência digital é possivel encontrar maneiras que a indústria está se reinventando para nao deixar de atender o seu cliente.

E estar atento a esse movimento através das redes sociais é essencial para se conectar com o seu público.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.