Drops de Mercado | Agosto de 2020

Grande parte dos setores econômicos do Brasil sofreram com os efeitos do isolamento social, entretanto uma indústria que aparentemente teve um bom resultado nos últimos meses foi a de games.

O resultado desses lançamentos de jogos e novos consoles durante a pandemia, foi visivelmente notado nos assuntos mais falados das redes sociais, o que aconteceu, por exemplo, com o Nintendo Switch!

Pico do dia

Tudo aconteceu quando a conta oficial da Nintendo anunciou o lançamento oficial do atual console no Brasil.

Apesar dos fãs do console falarem diariamente do Nintendo Switch, notavelmente o grande pico foi no dia 19 de agosto, quando a notícia foi publicada, gerando 18% do total de menções capturadas no mês de agosto.

Gráfico 01:  evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE

Quando analisamos os canais, o que foi mais utilizado pelo público para falar sobre o tema foi o Twitter com 78%, seguido do Youtube com 12%, esse último tendo como publicadores os internautas e gamers.

Assim também foi possível ver que 26% dos internautas ficaram bastante contentes com a notícia, depois do atraso de 3 anos do lançamento oficial do console, em comparação com 14% que teve um sentimento negativo.

Gráfico 02:  representatividade na internet do Radar STILINGUE
Gráfico 02: representatividade na internet do Radar STILINGUE

Consumidores Nintendo Switch

Assim como, quando analisamos o perfil do público, o maior número vem do gênero masculino (75%), seguido do gênero feminino (21%) e por fim as organizações (4%).

Do mesmo modo, os principais publicadores são do universo de games e comunidades focadas em tecnologia, como é visto abaixo:

Gráfico 03: representatividade na internet do Radar STILINGUE

Narrativas sobre o lançamento

Dentre os assuntos que o público falava: comentários sobre o preço do Nintendo Switch, se seria finalmente mais barato agora, já que venderia no país, a felicidade pelo lançamento da marca no Brasil, comparações com outros consoles (Play Station, X Box e Wii) e enfim os jogos que seriam disponibilizados.

Imagens capturadas do Radar STILINGUE
Imagens capturadas do Radar STILINGUE

Porém, algo que preocupa o consumidor da Nintendo, além do preço, é claramente a linguagem dos jogos vendidos para o console. Muitos comentam a esperança dos jogos serem traduzidos para o português,outros expressam a dúvida se finalmente terá essa opção.

Imagens capturadas do Radar STILINGUE

Considerações

Por fim, é importante olhar para o desejo do consumidor, monitorando o que eles esperam de grandes lançamentos e o que comentam sobre possíveis alterações e funcionalidades.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.