Drops do mercado | Julho 2020

Seguindo o movimento do #JulhoSemPlastico decidimos fazer uma análise sobre o que as pessoas e as marcas estavam falando sobre sustentabilidade.

Segundo o estudo “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”, feito pela WWF, cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana.

Caso se interesse mais sobre esse movimento, uma pílula sobre esse assunto foi publicado nas nossas redes sociais com uma olhar mais geral.

Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE

É possível notar que o termo começou a ter aderência já no fim de junho, aumentando drasticamente no primeiro dia do mês de julho. Tendo seu maior pico de publicação no dia 3 de julho onde alguns portais mencionaram a importância de diminuir o uso do plástico, incluindo dicas de produtos com embalagem reciclável.

Gráfico 02: Principais publicadores do Radar STILINGUE
Gráfico 02: Principais publicadores do Radar STILINGUE

Marcas que publicam sobre sustentabilidade

Quando focamos no universo de embalagens de produtos, o assunto é abordado por várias pessoas adeptas a esse estilo de vida, como também marcas que usamos no nosso dia-a-dia e marcas que conhecemos a algum tempo.

Gráfico 03: Principais publicadores do Radar STILINGUE
Gráfico 03: Principais publicadores do Radar STILINGUE

A Danone e a Pepsico, por exemplo publicaram alguns projetos e apoios a melhoria da sustentabilidade brasileira assim como investimento ao combate das mudanças climáticas. Já a Lola Cosmetics e a Vogue Brasil publicaram sobre alguns produtos de origem natural ou que utilizam embalagem sustentável.

Dados

Das publicações capturadas nas redes sociais, apesar de ter sido equilibrado a maioria das menções ao termo foi feito no Facebook (38%), em segundo no Instagram (25%) e por fim no Twitter (22%).

Gráfico 04:  Representatividade na Internet do Radar STILINGUE
Gráfico 04: Representatividade na Internet do Radar STILINGUE

No gráfico abaixo, é possível identificar que em relação ao gênero dos publicadores a maioria que publica sobre embalagem e sustentabilidade são Organizações (40%), seguido de mulheres (36%) e por último os homens (24%).

Enquanto o gráfico de sentimento, nas conversas capturadas pela plataforma, 56% tinha conotação positiva, em segundo com 26% foi identificado como neutro e por último negativo com 16%.

Gráfico 05: Distribuição por gênero e por sentimento do Radar STILINGUE
Gráfico 05: Distribuição por gênero e por sentimento do Radar STILINGUE

Do mesmo modo, dentro da análise, alguns internautas mostraram seu ponto de vista sobre a sustentabilidade e importância que algumas marcas dão ou deveriam dar a embalagem biodegradável. Há também aqueles que mostram o desejo e a preferência por produtos e marcas que disponibilizam seus produtos nesses tipos de embalagens.

Considerações

É extramente importante em meio a essas manifestações, as marcas monitorarem qual a opinião dos seus consumidores em relação a essas inovações de produto. Ainda mais quando esse ponto pode ser crucial para decisão final da compra.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

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