Drops do mercado | Setembro 2020

Ao analisar as publicações sobre o segmento de beleza nas mídias sociais desde o início da pandemia, podemos identificar as mudanças no volume de publicações sobre as categorias ao longo dos últimos seis meses, março a agosto.

O volume de publicações cresceu 13% com contribuição de crescimento de praticamente todos as categorias de beleza, mas em especial maquiagem, produtos para unhas, cabelo e rosto que juntos tiveram uma participação de 92%.

E com participações menores para perfumaria e produtos para o corpo que foi a categoria que teve queda em volume.

Vejam que nos gráficos vemos a mudança de importância das categorias quando comparamos março a maio contra junho a agosto.

A categoria de produtos para as unhas saltou da quarta para a segunda posição.

O que pode ter levado o aumento da importância?

Gráfico Sonar | War-Room STILINGUE | Junho a Agosto

Vejam que no período entra junho a agosto encontramos as publicações sobre o combo de cuidados pessoais onde as mulheres relatam a felicidade de estarem com a unha feita, cabelo hidratado, sobrancelha feita e depilação em dia.

Ainda, as mulheres compartilham que o combo eleva a autoestima de qualquer uma e que é os cuidados são realizados em casa como também há publicações sobre a saudades de ir no salão.

Além do auto cuidado também encontramos as técnicas de alongamento das unhas sendo ele de vidro ou de gel que também envolve o sentimento de saudade já que não conseguiram realizar manutenção.

Por fim as publicações referente a unhas teve um um pico de menções sobre o meme da cabedeleira leila no final de julho, que dizia “Cabeleireira Leila: cabelos, unhas, hidratação”.

Considerações

As análise temporais são relevantes para entender as peculiaridades do período em questão. Portanto, é relevante analisar as conversas que ocorrem com o publico de interesse da sua marca para oferecer as melhores ofertas.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

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