Drops do mercado | Junho 2020

A medida que vemos o retorno da população de volta às ruas, frequentando estabelecimentos, utilizando carros coletivos e transporte público podemos ver que o cuidado com a higiene passa a ser redobrada.

Como vemos através dos dados coletados no último ano nunca vimos uma preocupação tão grande.

Termos no tempo do Radar STILINGUE

O gráfico apresenta o salto que tivemos nas publicações com a ato de higienizar no período.

E quando analisamos na ótica do setor automotivo, que foi fortemente impactado pela crise já que prevê um recuo de 40% nas vendas de autoveículos novos em 2020, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

As marcas estão informando as medidas de segurança para que os consumidores voltem a visitar as lojas, concessionarias e serviços automotivos como também compartilham dicas de higienização do carro.
O carro pode ser um meio de transmissão de diversos vírus e bactérias, entre eles o coronavírus


Mas como o setor automotivo está se adaptando as novas condições?

Carro

As marcas em geral as marcas publicam através dos seus perfis do Facebook que concentra 92% das publicações seguido do Twitter com 4% e Youtube com 4%

Termo: carro e higienização | Período: últimos três meses
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Os principais itens para higienização são ar condicionado, maçanetas, painel, voltante e utilizam a Oxi Sanitização, um limpeza por ozônio que livra a cabine de fungos e bactérias.

Como vemos um setor em crise é possível observar que o cuidado parte de diversos segmentos. As publicações em sua maioria são de seguradoras, montadoras, serviços automotivos e concessionárias que são os perfis que tiveram mais engajamento diante do contexto, a seguir.

Marcas com maior engajamento

Além das concessionarias e prestadoras de serviço a higienização passa a ser uma preocupação de taxistas e aplicativos que funcionam na área do transporte privado urbano.

Considerações: Podemos encontrar que o setor automotivo está tomando as medidas necessárias para receber, com segurança, o seu consumidor, de maneira que possa retomar as vendas.


Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

Escreva um comentário