Drops do mercado | Junho 2020

De acordo com a Organis (entidade setorial dos Orgânicos), em 2019 o segmento de produtos orgânicos movimentou 4,5 bilhões de reais no Brasil, é um segmento que pode ter um crescimento de 10% no ano de 2020.

Primeiramente, analisando o gráfico abaixo e o termo “produtos orgânicos” foi possível identificar um crescimento de 7% das publicações em abril contra o mês de março, já o mês de maio seguiu com quase a mesma proporção de volumetria do mês anterior.

Gráfico 1: Termos no tempo do Radar STILINGUE produtos orgânicos
Gráfico 1: Termos no tempo do Radar STILINGUE

Com isso, foi possível identificar que o maior pico do termo se encontra no dia 25 de maio, totalizando 8% da quantidade de publicações do mês inteiro, provavelmente devido a semana do dia 25 ao dia 31 que é comemorado a Semana dos Alimentos Orgânicos no país, evento criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Gráfico 02: Termos relacionados do Radar STILINGUE produtos orgânicos
Período: 01/03 a 31/05
Gráfico 02: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Produtos Orgânicos

Nos termos relacionados foram encontrados termos como: legumes, verduras, agricultura familiar, alimentação saudável e saúde.

Em resumo, a maioria das publicações encontradas nessa análise tinham conotação positiva com 45% , seguido de neutra com 39%, por fim apenas 16% dessas publicações eram negativas.

Impacto da Quarentena

Por causa da quarentena, muitos dos agricultores familiares tiveram que diminuir suas vendas em feiras, dificultando assim o lucro desses trabalhadores.

Houveram alguns comentários apoiando os pequenos agricultores, elogiando suas vendas com frete baratos e preços justos, além das novas opções de compra como: feiras virtuais e aplicativos de entrega.

Comentários relacionados aos produtos orgânicos do Radar STILINGUE
Comentários relacionados aos produtos orgânicos do Radar STILINGUE

Comentários Positvos

Além do incentivo da compra desses produtos para ajudar pequenos agricultores e comerciantes, há bastante dicas em relação aos benefícios dos produtos orgânicos a saúde.

Publicações positivas retirados do Radar STILINGUE produtos orgânicos
Publicações positivas retirados do Radar STILINGUE

Preocupações

As preocupações dos possíveis consumidores giram em torno da embalagem dos produtos comprados, preços abusivos de empresas grandes e qual o jeito certo de cuidar.

Publicações negativas retirados do Radar STILINGUE produtos orgânicos
Publicações negativas retirados do Radar STILINGUE

Considerações

É importante monitorar as tendências desse segmento de alimentos que segundo a análise é uma tendência que está em alta. Portanto isso é essencial para ter o conhecimento de quais são os desejos dos possíveis consumidores para conseguir satisfazê-los, seja a sua empresa do setor de varejo, supermercados, aplicativos de serviços ou produtoras agrícolas.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.