Drops do Mercado | Julho 2020

Segundo um estudo feito pela Opinion Box durante a pandemia, 56% das pessoas sentem que fatores emocionais os fazem comer mais. Por outro lado, 56% sentem que conseguem controlar melhor a qualidade do que comem em casa.

Realizamos uma análise para identificar o que o público estava comentando sobre os novos hábitos de alimentação dentro de casa, devido a pandemia.

Alimentação Saudável

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE

No gráfico acima, é notável o equilíbrio do termo saudável e suas variações. Entretanto houve um pico significativo no dia 13 de maio, com dicas de receitas de alimentações saudáveis e vida fitness.

Do mês de Junho para o mês de Julho o aumento das publicações foi de 5%. Assim como as menções de Junho e Julho em conjunto equivale a 36% do total de menções a vida saudável, desde que iniciou a pandemia em Março.

Canais e Publicadores

O canal mais utilizado pelo público foi o twitter com 64%, seguido do Instagram com 20%, por fim Youtube e Facebook com 6%.

Já relacionado ao gênero do publicador, as mulheres são as que mais comentam sobre o tema (64%), os homens ocupam o segundo lugar (33%), já as organizações são apenas 3% do total.

Gráfico 02: distribuição por canais e por gênero do Radar STILINGUE
Gráfico 02: distribuição por canais e por gênero do Radar STILINGUE

Logo, algumas marcas e comunidades foram encontradas como principais publicadores:

Gráfico 03: principais publicadores do Radar STILINGUE
Gráfico 03: principais publicadores do Radar STILINGUE

Temáticas

Gráfico 03:  Termos correlacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 04: Termos correlacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Primeiramente, analisamos o termo alimentação, no qual foi encontrado compartilhamentos dos benefícios da salada e a substituição de alimentos mais leves na refeição diária. Em seguida, com o termo “workout” e treino, grandes nomes desse meio foram responsáveis pelas publicações com mais interações, sendo eles o Neymar e Juju Salimeni, incentivando as atividades e compartilhando as suas rotinas de exercícios.

Concluindo, focamos no termo “quarentena“, alguns internautas comentaram a dificuldade de ter uma alimentação saudável e continuar na dieta, enquanto outros comentaram o desafio de fazer exercício físico em casa. Há também comentários sobre procura de receita fitness e por fim internautas que comentaram a decepção de não ter conseguido ainda iniciar esse novo hábito.

Considerações

Em conclusão, é possível notar que alguns publicadores planejam criar novos hábitos quando a quarentena finalizar. Com isso, é essencial monitorar como está o comportamento desse público hoje e quais os planejamento para vida pós-quarentena.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.