Com a chegada do isolamento social, os brasileiros estavam em suas casa por mais tempo ou até mesmo o tempo inteiro, após algumas pesquisas feitas sobre o que as pessoas estavam fazendo para se entreter e segundo um estudo feito pela Kantar Ibope Media o consumo do uso da televisão aumentou 20% devido aos brasileiros ficarem em casa por mais tempo, mudando de 6 horas na frente da televisão pré quarentena para 8 horas.

Devido a essa nova realidade e a novos hábitos e costumes mudando em consequência da quarentena, decidimos analisar como as pessoas estavam se comportando em casa com o aumento do uso da televisão, sobre seus desejos e críticas, o que estão mais assistindo, qual emissora e quais eram as narrativas das publicações. 

No gráfico abaixo foi analisado os termos entre as emissoras brasileiras, em relação ao período de 1 de março a 15 de junho, levando em consideração a volumetria de publicações por dia. 

Gráfico 01: Publicações no tempo do War Room STILINGUE veiculos de midia e streaming
Gráfico 01: Publicações no tempo do War Room STILINGUE

Do dia 1 de março até o dia 23 de junho foi capturado 1.229.717 publicações sobre a temática de veículos de mídia. De março para abril a temática de veículos de mídia obteve um aumento de 5%, já no mês de abril para maio teve uma queda de 22%. Sendo a maior parte dessas publicações feitas no Twitter (53%) em seguida dos comentários no Facebook (32%) e por fim no Youtube (5%).

O seu maior pico foi no dia 1 de abril, onde a emissora Globo se torna destaque diante das seguintes temáticas: A repercussão da saída do participante Felipe Prior do Big Brother Brasil, suspensão de jogos de futebol devido ao Covid-19 e as pautas debatidas no jornalismo televisivo. 

Em relação ao público que comenta sobre essas temáticas, a maioria é do gênero masculino (56%), seguido do gênero feminino (43%), por fim organizações (0,7%).

Gráfico 02: Distribuição por gênero  do War Room STILINGUE veiculos de midia e streaming
Gráfico 02: Distribuição por gênero  do War Room STILINGUE

Mas do que estão falando? 

Segundo a análise, a emissora que é a mais mencionada disparadamente nas redes sociais é a Rede Globo com 915 mil publicações nas redes sociais, em segundo a Record, seguido de SBT e Band, já na TV por assinatura a ordem foi HBO em primeiro, em segundo Fox, seguindo de Telecine e ESPN. Foi possível notar que a maioria das publicações entre essas emissoras de televisão se encontra com o sentimento neutro.

Tópicos

Já falando de tópicos de conteúdo, quando se fala dessas marcas acima os assuntos das publicações estão ligadas majoritariamente ao jornalismo, novelas e aos filmes.

Falando em jornalismo há críticas em relação a pautas das programações, comentários em torno da postura dos apresentadores além dos, assuntos escolhidos para ser discutidos durante o programa. O termo “novela” capturou menções a algumas novelas famosas como:Fina Estampa, Malhação e Aventuras de Poliana. Por fim na temática de filmes duas programações foram mencionadas: Sessão da Tarde e Tela Quente. Surgindo assim discussões sobre os filmes televisionados, inclusive críticas à dublagem e cortes do filme original.

Aprofundando dentro da STILINGUE o gráfico ”Quando Estão Falando”, foi possível identificar que os maiores picos de publicações se deu a partir das 18 horas até as 22 horas,  tendo seu maior pico de publicações as 22 horas, sendo também o “horário nobre” da televisão brasileira. 

Gráfico 03: Distribuição por hora do War Room STILINGUE veiculos de midia e streaming
Gráfico 03: Distribuição por hora do War Room STILINGUE

Analisando o geral e comparando os temas mais discutidos sobre os veículos de mídia, foi possível identificar que Jornalismo e Novela são temas recorrentes e com mais volumetria de publicações dentre as marcas. Assim como falado anteriormente as emissoras que disparam em relação a quantidade de publicações são: Globo, Record, SBT e Band. Outras temáticas foram encontradas mas com uma quantidade menor de interesse por parte do público como o “Esporte” e a série “Malhação”.

Gráfico 04: Matriz Comparativa do War Room STILINGUE veiculos de midia e streaming
Gráfico 04: Matriz Comparativa do War Room STILINGUE

Streaming

Além das emissoras de televisão, as pessoas buscaram outra solução para aproveitar durante a pandemia  dentro de casa que foram os streamings de filmes e séries como HBO Go, Amazon Prime, Netflix e Telecine Play.  De acordo com a Bloomberg, o uso de serviços de streaming aumentou 20% globalmente neste período de isolamento social.

Netflix

 Em busca do que os internautas falam sobre os streamings o que mais repercutiu durante essa análise foi o Netflix com 15 mil publicações, sendo a maioria sobre séries e o seu maior pico de volumetria foi no dia 27 de abril, no qual as pessoas publicaram sua surpresa sobre o anúncio da plataforma no horário nobre da Rede Globo. 

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Outro grande pico de publicações se deu no dia 11 de junho, onde a Amazon Prime divulgou seu catálogo de filmes incluindo séries da HBO Go. Os comentários demonstram claramente a comparação entre as plataformas de streaming e o pedido por parte de consumidores a mudanças e novidades para Netflix superar assim essa parceria. 

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Telecine Play

Em segundo lugar o Telecine Play foi pauta nas narrativas dos publicadores com quase 5 mil publicações, diferente do Netflix o tema que engloba mais da metade das publicações são sobre filmes. Os elogios estão direcionados ao catálogo de filmes da plataforma e há críticas em relação a funcionalidade e conexão. 

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No primeiro grande pico sobre o streaming da Telecine no dia 28 de março englobou o catálogo de filmes, a maioria sendo comentários positivos .

No seu segundo maior pico de volumetria no dia 31 de maio, às publicações giraram em torno sobre o filme vencedor do Oscar Parasita que foi disponibilizado na plataforma e sobre as dicas de filmes com diretores negros ou sobre filmes que abordam o racismo.

Na representatividade na internet, a rede social que mais capturou publicação sobre a temática comentada acima foi o Twitter com 71% sobre o Netflix e 74% sobre a Telecine Play. Em segundo sobre o Netflix está os comentários do Facebook com 15% enquanto sobre a outra plataforma a rede social foi o comentários em Artigos com 8%. 

Gráfico 05: Distribuição por canais (Netflix e Telecine Play) do War Room STILINGUE  veiculos de midia e streaming
Gráfico 05: Distribuição por canais (Netflix e Telecine Play) do War Room STILINGUE

Amazon Prime

Do total capturado como amostra de quase 3 mil publicações, de início foi possível notar um padrão de publicações em volume de publicações relacionadas a plataforma de streaming da Amazon, porém alcançou um grande pico no dia 11 de junho, contendo 13% das publicações capturadas no período total de análise desse termo específico. 

As temáticas relacionadas tiveram um equilíbrio de publicações, sendo séries em primeiro com um pouco mais de menções, em seguida por filmes. 

Como principal assunto entre as publicações foi a divulgação de séries da HBO lançadas no catálogo da Amazon Prime. 

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HBO Go

Com 4 mil publicações coletadas, o maior pico se deu no mesmo dia que o da Amazon (11 de junho), pois as duas marcas estavam relacionadas ao catálogo de séries.  A temática que gira em torno dessa plataforma são séries, sendo responsável por mais da metade dos posts mencionando a marca.

Apesar disso, há pessoas que comentaram estranhar essa parceria entre as duas marcas, em relação ao preço da HBO Go que é superior ao da Amazon Prime, sobre a plataforma digital que já sofreu bugs ou lentidão e por fim elogios pela sua gama de séries inéditas no catálogo. 

Na representatividade na internet, a rede social que mais capturou publicação sobre a temática comentada acima foi o Twitter com 67% sobre a Amazon Prime e 78% sobre a HBO Go Em segundo sobre a Amazon está o Youtube com 15% enquanto sobre a HBO a rede social usada foi o comentários em Artigos com 10%. 

Gráfico 06: Distribuição por canais (HBO Go e Amazon Prime) do War Room STILINGUE  veiculos de midia e streaming
Gráfico 06: Distribuição por canais (HBO Go e Amazon Prime) do War Room STILINGUE

Conclusão

Em conclusão, é possível notar que os internautas apesar de publicar sobre vários assuntos relacionados a televisão, a preferência por alguns tópicos é notável. Além disso, também foi possível identificar a divergência entre os termos mais comentados para emissoras de televisão (Jornalismo e Novela) contra os streamings (Filmes e Séries).

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

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