Na análise abaixo, será apresentado como a pandemia refletiu diretamente no mercado de cinema e como trouxe à tona um modelo de negócio mais atual que vem tendo cada vez mais aderência em seu consumo: as plataformas de streaming.
Análise inicial
Avaliando menções em redes sociais sobre cinema no Brasil nos últimos 360 dias, percebem-se 3 picos de maior volume que apareceram em Agosto, Outubro e Dezembro de 2020.
Narrativa sobre o cinema durante a pandemia
Majoritariamente, houve uma predominância entre portais de imprensa e blogs. Eles foram responsáveis por pelo menos 96% das publicações falando sobre o tema.
Como foi dito no início do texto, houveram 3 principais picos e logo abaixo será possível identificar quais foram os termos mais falados e suas ligações com as publicações coletadas:
Em Agosto, o surgimento do termo Streaming ligado aos termos “Brasil” e “Cinema”, ocorreu principalmente por ter sido anunciado a chegada da Disney+ ao Brasil. A grande mídia citava os benefícios da plataforma da Disney, falando um pouco sobre as grandes séries que faziam parte como Mandalorian e todo o acervo da Marvel disponível.
O segundo tema de destaque na data foi o novo formato da mostra internacional de cinema em São Paulo.
O sentimento atribuído a este período foi majoritariamente (53%) positivo.
No segundo pico, em Outubro, surgiram termos que estão podem estar ligados a transformação que o setor precisou passar devido a pandemia:
Matérias citaram um estudo feito pela PwC Brasil onde destacou uma previsão de que a recessão, comparado a 2019, representava uma queda de 6,5% – o equivalente a R$2,5 Bilhões na receita. Mesmo com esse resultado pessimista, foi citado a migração para as plataformas de streaming, onde foi previsto um aumento de 33,8% somente em 2020. Para este período, 67% dos sentimentos atribuídos foram neutros.
No último pico, já em Dezembro, os termos que envolvem empresas de streaming ganharam seu destaque, principalmente por causa dos recentes anúncios:
Neste período, a Warner anunciou que em 2021 lançará, de forma simultânea, suas atrações no cinema e na HBO Max. Incentivando a migração para a plataforma, independentemente da flexibilização das normas de segurança para o uso das salas com as telonas. Este anúncio, segundo matérias coletadas na pesquisa, fizeram as ações das operadoras de cinema ao redor do mundo despencarem em aproximadamente 14%. Para este período, 39% dos sentimentos eram positivos.
Considerações:
A pandemia afetou toda a indústria de entretenimento, mas não foi de maneira uniforme. É possível perceber que as marcas de streaming ganharam relevância, sendo o isolamento um dos principais fatores, mas também pelas atrações cada vez mais exclusivas.
O uso da ferramenta de Social Listening pode auxiliar a entender melhor o cenário buscado para te auxiliar na criação de uma estratégia para alcançar mais pessoas através da marca e serviços oferecidos.