CCXP retorna ao cenário presencial de entretenimento e entrega estratégia baseada em dados, entusiasmo à experiência do cliente, recordes de engajamento e parcerias incríveis no maior evento pop do mundo
Estamos de volta ao maior festival de cultura pop do planeta! A CCXP que após uma reformulação em 2020, durante o isolamento social, conduziu os fãs aos mundos encantados de forma online, retornou ao presencial em 2022 em uma jornada emocionante.
O evento aconteceu entre os dias 01 e 04 de dezembro no São Paulo Expo. Este ano o tema da conferência foi “Viva o épico!” e contou com a participação de diversos artistas, personalidades, marcas, palcos, setores e também muita empolgação.
Para contar as principais novidades do mercado de entretenimento pelo mundo (sem spoilers!) e entender as expectativas de ver os ídolos e personagens saindo do papel e da telinha, montamos um painel de monitoramento que iniciou em agosto de 2022 com as primeiras divulgações de presenças e marcas parceiras do evento e apresentamos agora os resultados e análises divididas em dois períodos:
- Pré evento com informações até dia 29/11/2022
- Evento com dados de 30/11/2022 a 04/11/2022
Confira tudo o que rolou:
Pré-evento
Durante o pré evento, a emoção nas alturas ficou clara com grande volumetria de publicações e índice de sentimento positivos e neutros em alta. Entre as menções negativas, a grande maioria foi insatisfação por não poder comparecer ao evento e o jeitinho brasileiro de elogiar com trocadilhos pesou mais do que reclamações em si. O canal mais presente foi o Twitter mas ainda com bastante relevância no Instagram.
Na linha do tempo, foi possível observar vários picos em cada etapa de divulgação do evento: compra e credenciais; atrações; palcos; marcas e parcerias.
Entre os destaques, o primeiro pico foi dia 05/08 com a divulgação das credenciais. Muitos elogiavam as dos anos anteriores, sonhando com a credencial física própria. Além disso, havia altas expectativas em relação às artes e ao visual delas.
E a cada anúncio de parceiro, marca, participação especial houve um aumento do hype, do share of voice, e lógico, da nossa coleta. Em agosto, faltando 100 dias para pendurar a credencial no pescoço, a Netflix fez seu anúncio como parceira do evento.
A marca fez uma campanha de Marketing ativa e constante nas redes sociais, seja como branding ou divulgando convidados especiais do evento, como foi o caso do Alexander Ludwig – ator de Vickings que rendeu pico de interações e auxiliou a plataforma de streamming a permanecer durante todo evento entre as marcas mais citadas.
Outros destaques foram a participação da Disney, divulgada no início de setembro e a confirmação da Paramount Pictures na CCXP Brasil, que veio em outubro durante a edição do evento em Nova Iorque.
Em novembro tivemos ainda a divulgação dos selecionados para o setor dos Artists Valley que movimentou o Twitter dos participantes. Mas, o que quebrou mesmo a internet foi a confirmação do lendário Keanu Reaves com interações relembrando vários papéis memoráveis do ator.
A linha do tempo do mês de novembro foi super agitada:
Quando seguimos mais perto do grande dia, tivemos divulgações e várias marcas e parceiros: Warner Bross, Discovery, HBO Max,The Last of Us, Turma da Mônica, Pedro Pascal & Bella Ramsey somados às expectativas sobre a Casa do Dragão e os painéis da Marvel e Disney, explodindo os corações geek de entusiasmo.
Ao longo deste ano, a STILINGUE vem mostrando a importância do monitoramento de grandes eventos, como a CCXP, principalmente para o planejamento de war-rooms em tempo real.
Vemos a importância dessa estratégia a longo prazo também no pré-evento ao entender e trazer resultados de uma cultura data-driven que pauta tomadas de decisões, posicionamentos, a percepção de marcas e a jornada de compra de consumidores e comunidades.
Exemplificando isso, a CCXP teve entre os temas mais destacados a experiência do consumidor, os artistas e os palcos com maior número de menções.
Quando olhamos para as personas e atrações a cada novo anúncio, podemos perceber picos em relação aos atores confirmados e cosplayers. Um exemplo disso foram as menções sobre Kevin Feige e a esperança de que ele trouxesse informações sobre o futuro da Marvel e alguns spoilers. Outro exemplo foi a ansiedade e a divulgação dos quadrinistas, roteiristas e escritores presentes que também foram destaques.
Em relação à experiência houveram muitos elogios, mas também publicações sobre ingressos de última hora, inscrição no concurso de cosplayers, preocupação com transporte e locomoção e dúvidas. Planejamento de compras e desejo de compra se sobressaíram no monitoramento.
Os palcos Thunder, Magic Market by Mercado Livre e o de Fotos tiveram o hype mantido desde o início do monitoramento.
As marcas no pré-evento
Entre as marcas envolvidas diretamente no evento, o destaque foi para as que possuem lojas, stands e palcos. No pré-evento, os anúncios movimentaram as redes, com um Top 10 movimentadíssimo contando com Netflix, Omelete, Paramount, Globoplay e Telecine, Amazon Prime Video, Riachuelo, Turma da Mônica, Next, Crunchyrall e Hasbro.
Evento: E quando o épico começou…
Tivemos um pico de quase 13 mil publicações em um único dia no dia 03/12 e da “Spoiler Night” (dia 30/11) até o domingo (dia 04/12) – último dia do evento – foram 51.083 publicações de 33.821 usuários únicos, sendo 80% o índice de sentimentalização positivos e neutros.
A marca dominante entre as menções foi a Netflix e nosso querido Neo – Keanu Reeves – foi o mais citado até o último minuto. Lançamentos, busca por ingresso, concurso de cosplayers e a organizadora – Omelete CO – também estiveram no top no número de menções. E entre a organização do evento, a preocupação com o transporte e a ansiedade em chegar logo para curtir também se destacaram entre os temas mais coletados.
Na aba de Descobertas em Termos Correlacionados, em mais de 50K publicações foram apresentados lançamentos.
E na distribuição entre palcos, painéis, cosplayers e divulgações, tivemos além das atrações, a acessibilidade e o respeito também foram exaltados nas redes sociais pelo público presente.
E quem ama cultura pop e ama também coleções, ainda aproveitou para garantir mais uma coleção memorável. O Álbum da CCXP com figurinhas imperdíveis deu o tom nas mesas dos Artist’s Valley – por onde o público passou pelas mesas dos artistas trocando figurinhas e se divertiu bastante.
E mostrando que animação e empolgação não faltam entre os geeks, as menções ficaram no topo quase o tempo todo, só tendo queda no volume entre à 1h e às 8h da manhã, provando que essa galera já virou muitas noites lendo sagas clássicas, participando de torneios gamers, maratonando a série favorita ou aguardando a venda daquela pré-estréia inesquecível.
A STILINGUE é uma plataforma de monitoramento que auxilia marcas e personalidades na gestão do business no digital. E vem mostrando como o planejamento aliado à cultura de dados, promove mais assertividade nas pautas, tomadas de decisões, posicionamentos, na percepção de marcas e na experiência de compra de consumidores e comunidades.
Assim como para eventos verdadeiramente épicos, devemos estar constantemente acompanhando e entendendo as necessidades e ansiedades dos participantes para o sucesso e uma jornada inesquecível.
Para saber mais sobre a CCXP, clique aqui e para descobrir quais oportunidades a STILINGUE tem para sua marca, serviços e produtos, entre em contato com um de nossos especialistas.
Colaboração: Paulo, Mene, Gui Santos, Nay, Lais, Mai