Drops do Mercado | Outubro 2020
Segundo um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros das classes A, B e C que possuem celulares já são usuários recorrentes das carteiras digitais.
Partindo disso, decidimos analisar o que as pessoas estavam falando sobre esse segmento de negócio nas redes sociais.
Análise dos dados
Em primeiro lugar, foi pesquisado via social listening o termo carteira digital para uma visualização geral do tema, filtrando pela data dos últimos 4 meses.
Como identificado no gráfico acima, do mês de Agosto para Setembro houve um aumento de 8% nas publicações sobre esse tópico, tendo o maior pico de volumetria neste mês. Já de Setembro para Outubro o assunto perdeu um pouco a relevância.
No dia 14 de setembro o pico se deu devido ao lançamento da carteira digital “Bitz” do Banco Bradesco, levando comparações a marcas deste segmento como também com o Iti do Banco Itaú. Até a Cielo apareceu como pauta por ter tido uma alta de 6,5% nas ações após anunciar o fornecimento de serviço para a Bitz.
Narrativas sobre Carteiras Digitais
Dentre os termos, temos algumas marcas deste segmento sendo relevantes entre as conversas sobre carteiras digitais como: Mercado Pago, Nubank, Bitz e Pipay.
À primeira vista, quando analisamos o que o público fala do termo dinheiro muitos comentam o desaparecimento de dinheiro em suas contas e transferências que deram erro. Partindo disso, os internautas reclamam de serviços para resolução de problemas, comparando assim a diferença entre os concorrentes no suporte dado.
Apesar de ser uma modalidade em alta, alguns publicadores questionaram como funciona e quais os benefícios para os já usuários desta função. Destacando assim a importância em manter o seu consumidor satisfeito com o seu produto para valorizá-lo.
Os próprios consumidores compartilham via redes sociais em conversas os pontos fortes e pontos fracos das carteiras digitais que utilizam, como a que tem o melhor atendimento, a que possui mais funções de uso, a que dá mais problema com transferências e geração de boletos, etc.
As principais marcas que publicam sobre o assunto são:
- Itaú
- Assaí Atacadista
- Banco do Brasil
- Ticket360
- Super Muffato
- Bradesco
- Motorola Brasil
Por fim, vale ressaltar que o PIX não deixou de ser assunto esta semana, tendo ainda uma relevância quando analisado o mundo financeiro. Há pessoas que digam que quem seguir cobrando taxa dos usuários vai perder lugar no mercado, com a existência do PIX e as carteiras digitais.
Considerações
Vale ressaltar a importância de realizar o monitoramento via social listening da sua marca. Tanto para entender como ela está sendo vista nas redes sociais como ela está sendo comparada com os concorrentes.
Como dito acima, caso o consumidor esteja sendo bem atendido pelos produtos da sua marca e tendo um bom suporte quando precisa, ele pode se tornar brandlover e consequentemente vender a sua marca para possíveis consumidores.