Existem diversos caminhos para os insights gerados através de dados do Social Listening, um deles ainda pouco conhecido é a otimização de mídia.
A combinação do que é dito nas redes sociais pelo seu target e os direcionamentos oferecidos pelos canais de anúncio deixam suas campanhas de mídia ainda mais assertivas, com performances alavancadas e taxas melhoradas.
A análise dos dados de canais que recebem interações pode ter várias funções na hora de planejar e otimizar seu plano de mídia, como:
- Eleger posts orgânicos para serem patrocinados;
- Identificar termos mais falados e transformá-los em palavras-chave;
- Localizar potenciais parceiros e veículos.
Ao longo desse artigo, vamos passar por algumas dessas possibilidades de Social Listening e conhecer outras que te ajudarão a otimizar seu investimento em mídia.
Definindo palavras-chave para seu anúncio
Use dados geográficos para entender diferenças sutis de comportamento do consumidor por regiões. Com essa visualização que aponta os termos mais ditos por cidades, otimize as palavras-chave das campanhas geolocalizadas.
Um profissional de mídia que tem acesso a esse monitoramento consegue combinar melhor seus públicos-alvo às peças patrocinadas, deixando o clique ainda mais atrativo.
Usando Social Listening para escolher veículos e canais
O gráfico de interesses é uma ótima forma de priorizar veículos nas suas campanhas de mídia. Com ele, é possível entender os assuntos mais atrativos para o seu target, independente da relação dessa pauta com o seu produto ou serviço. Use-o para eleger páginas que tenham mais relevância para o público na sua campanha de mídia programática, por exemplo.
Este dado também pode ser usado como voto determinante na hora de decidir e distribuir verbas entre influenciadores. Depois de analisar os perfis e entender seus atributos (como atratividade ao conteúdo, afinidade com a pesquisa e alcance (uma metodologia exclusiva STILINGUE conhecida como Ranking AAA, usada para compor o grau de influência de um usuário), combine esses fatores com os interesses do target para decidir qual influenciador receberá a maior fatia da verba ou se a distribuição será igualitária.
Além disso, dependendo da sua necessidade, a combinação com outros dados (que pode ser feita facilmente através do filtro STILINGUE) deixa sua campanha ainda mais segmentada.
Uma finalidade para essa estratégia é estudar a diferença de interesses entre os gêneros e elaborar campanhas diferentes para os públicos. Ainda é possível ir além: estenda a comparação para pautas e termos mais usados por cada um e deixe seus anúncios mais assertivos e otimizados.
Direcionando melhores formatos para anunciar
Um dado básico, mas muito determinante na hora de escolher os melhores formatos para as suas peças publicitárias, é a distribuição dos termos por dispositivos.
Entender se o seu target usa mais computadores ou celulares facilita o direcionamento para o time criativo, que distribuirá seus esforços para peças que convertem mais em cada uma das situações.
Esse levantamento também determina sua distribuição de verba, aumentando a frequência nos aparelhos mais usados pelo público e melhorando a experiência da jornada desenhada para atingi-lo.
E você, usa dados de Social Listening na sua rotina para otimizar seus anúncios? Comente aqui, vamos adorar conhecer seus casos de uso!