A nova rede social chinesa TikTok já conta com números bastante expressivos. Foi o terceiro aplicativo mais baixado de 2019, mais de 1,5 bilhões de usuários mensais e seu uso é impulsionado pelo exigente público de jovens da geração Z. Mas, para muitos, ainda se trata de um app nunca acessado e desconhecido: afinal, o que é o TikTok? 

Por isso, perguntamos: será que é possível descobrir o que é o TikTok sem acessar a rede diretamente? Apenas com informações analisadas e coletadas via social listening?

Esse foi o desafio que nossa agile master Karol Gishitomi topou fazer. Acompanhe com a gente!

Seria o TikTok uma evolução do YouTube?

Minha primeira pergunta e, talvez, a mais importante foi: o que é o TikTok?

Imagem 1: Gráfico de Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Em uma análise de narrativas, identifiquei que os termos mais relacionados à rede são vídeos, virais, desafios e risos (muitos risos), revelando assim os usos mais reconhecidos pelos internautas: conteúdos proprietários de curta duração, geralmente em tom de diversão, com músicas, danças e dublagens.

A força dos influenciadores

Imagem 2: Gráfico de Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Me chamou atenção particularmente publicações com conteúdos inusitados, tais como, vídeos de jovens lambendo a privada de banheiros públicos. Tudo isso, incentivados por um digital influencer que lançou o desafio em seu perfil na rede. 

O cantor Jason Derulo, por exemplo, quebrou os dois dentes da frente fazendo o “desafio do milho”. 

Enquanto o ator, Anthony Hopkins foi menos ousado e também participou de um desafio de dança, com passinhos sincronizados ao som do rapper Drake.

E, muito provavelmente, você já encontrou o “desafio da farinha” (em outras redes sociais até), que traz geralmente a mãe e seus filhos elegendo cada um por questões comportamentais.

Um estudo da Infobase Interativa reforça esse comportamento ao destacar que 72% dos usuários da rede declararam seguir algum influenciador.

Coronavírus e quarentena

Se no começo do ano, termos mais relacionados ao TikTok eram vídeos, desafios, vídeos engraçados ou truques, com a crescente de casos de Covid-19 e a consequente adoção do isolamento social, a plataforma foi ligada ao período de quarentena como uma nova opção de distração.

Imagem 3: Gráfico de Evolução no Tempo do War-Room STILINGUE

Iniciada em março, o aumento de menções ao TikTok acompanhou o período de isolamento dos brasileiros. A partir deste momento, termos ligados ao aplicativo reforçaram com: quarentena, ficaemcasa e tédio.

Marcas

Algumas empresas já utilizam o TikTok como plataforma de divulgação de sua marca e produtos, como a Havaianas, Mac Cosmetics, Burberry e BMW.

Amigos e família

Uma detalhe que me acompanhou ao longo de toda análise foi a presença de referências a amigos e parentes (mães, pais, irmãos, avós), em uma abordagem mais inclusiva dos usuários da rede social.

Assim, vemos que o TikTok é uma rede que tem ganhado relevância, prova disso é a pulverização que tem acontecido nas outras redes com os conteúdos nativos da plataforma e a aderência de públicos novos na quarentena. 

Comportamento semelhante ao vivido pelo Snapchat, que aqui no Brasil também deve queda na utilização com a estratégia do Instagram em implementar os Stories.

Será que o novo Cenas, do Instagram, conseguirá o mesmo feitio com o TikTok?